
Atualizada às 15h15
Dezesseis remadores não conseguiram concluir o percurso de uma canoagem no Rio Longá, na cidade de Esperantina, e foram resgatados após mais de 10 horas de espera às margens do rio, nesta manhã de domingo (21). Todos passam bem. O percurso iniciou na tarde de sábado (20) com sentido Cachoeira do Urubu.
O grupo era composto por 18 remadores com experiência nessa prática esportiva. Desses, apenas os integrantes identificados como Marcos e Stênio conseguiram completar a rota e acionar o socorro para localizar os demais. “O susto foi grande”, diz Marcos.
“Entramos em Esperantina para remar 20 km, mas o vento bateu muito contra, atrasou muito. A remada era para durar apenas quatro, cinco horas no máximo. Já com mais de sete horas de remada; surgiu muita escorregadeira, muita vegetação, que atrapalha a navegação. Alguns dos nossos colegas viraram o caiaque, se perderam, tiveram problemas para voltar a navegar. Eu consegui sair na frente porque percebi que tinha que fazer esse resgate e avisar a alguém”, disse Marco em entrevista ao Paulo Melo, que disponibilizou os vídeos sobre o resgate ao Portal ClubeNews.
Uma mobilização com policiais militares, bombeiros e moradores conseguiu resgatar todo o grupo. O resgate – que iniciou por volta das 00h30 desse domingo (21) – também contou com o apoio da Defesa Civil Municipal da Prefeitura de Esperantina.
As 16 pessoas foram resgatadas em um local de difícil acesso entre as cidades de Batalha e Esperantina, às margens do Rio Longá, conhecido como Baixa Fria. “Deu tudo certo. O pessoal conseguiu abrigo, ficou na beira do rio, dormiram. Acamparam um pouco e se alimentaram”.
“Quero agradecer à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, o amigo repórter (Paulo Melo), pessoal do barzinho (onde ele buscou ajuda). Agradecer todo mundo. Pessoal foi muito receptivo com a gente. Apareceu tanta gente para ajudar que fica ruim de lembrar. O susto foi grande”.
O comandante da 2ª Companhia do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior de Esperantina, tenente Madslan, o grupo começou a enfrentar dificuldades ao chegar em uma região de corredeiras e pedras.
“Na tarde de sábado, dois remadores conseguiram chegar ao destino combinado por eles e pediram ajuda. Na madrugada deste domingo (21) conseguimos resgatar um grupo de 12 pessoas e no início da manhã resgatamos um grupo de quatro pessoas. Apesar do susto, todos foram resgatados com vida, apenas com escoriações leves”, explicou o comandante.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!