Isadora Cavalcante*
isadora.cavalcante@tvclube.com.br
Estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) protestaram, na manhã desta segunda-feira (22), e denunciaram a falta de insumos médicos para as Clínicas Odontológicas da UFPI em Teresina.
Os estudantes caminharam pelo campus da universidade carregando cartazes, pedindo melhores condições de atendimento nas clínicas e chegaram a fazer uma parada na entrada da UFPI, interrompendo o trânsito de entrada e saída. Depois, caminharam até o prédio da reitoria onde gritaram palavras de ordem.
O Centro Acadêmico Oscar Olímpio Cavalcantti – Gestão Integra – da UFPI publicou uma nota de repúdio com o título: “a omissão e o descaso da Administração Superior da Universidade Federal do Piauí com o corpo docente, discente e pacientes beneficiados com as atividades prestadas pelo curso de Bacharelado em Odontologia”. Leia na íntegra ao final da matéria.
A UFPI informou que a indisponibilidade de insumos das clínicas ocorre devido o atraso no processo de compra desses materiais, mas que, em regime emergencial, tem previsão de entrega para terça-feira (23). Leia a nota completa no final da matéria.
Nota – Centro Acadêmico Oscar Olímpio Cavalcantti
É absurdo, após toda a luta, esforços lançados e conquistas para o retorno de nossas atividades presenciais, o retrocesso que passamos em função da negligência da Administração Superior da instituição.
A recente situação que passamos com nossos almoxarifados vazios prejudica profundamente não somente a formação de excelência que pautamos (o único curso de Odontologia do Piauí com ENADE 5) mas, ainda, o serviço gratuito, público e de qualidade que prestamos (o qual representa importante retorno social).
Atualmente, o curso de Odontologia da UFPI funciona como serviço de referência em atendimento adulto e infantil em diversas instâncias, realizando procedimentos de alta complexidade e devolvendo, além de sorrisos, autoestima e qualidade de vida aos nossos pacientes.
A paralisação das nossas atividades é reflexo da gestão deficitária da instituição e ecoa diretamente na assistência holística ao paciente prestada pelos alunos.
Além da problemática de nossos materiais (seja por falta, seja por qualidade) – de elevado custo e não condizente com o atual perfil socioeconômico do curso -, o curso padece de problemas estruturais, com reformas paliativas e emergenciais (reflexo da pandemia da COVID-19), medidas provisórias que passam a tomar caráter definitivo e ausência de salas e espaço digno de convívio para os alunos.
Estamos cansados de não sermos vistos ou ouvidos! Sabemos nosso papel social e ansiamos por respostas. Não nos calaremos!
A luta contínua! Atenciosamente, Gestão Integra.
Outro Lado – Nota da Ufpi
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que a indisponibilidade de insumos para as Clínicas Odontológicas se dá por atraso no processo de compra desses materiais, que foi demandado pelo Departamento de Odontologia à Administração Superior da UFPI.
Para agilizar a aquisição dos insumos, a Pró-Reitoria de Planejamento adotou medidas para a compra emergencial dos materiais, que têm previsão de entrega nesta terça (23/05).
A aquisição emergencial ocorre paralelo ao processo licitatório, que será executado pela Administração Superior a partir da regularização dos pedidos de compra pelo Departamento.
O tema foi dialogado em reunião, nesta segunda (22), entre a Administração Superior e alunos de Odontologia, para explicar o processo de compras dos materiais.
Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso