27 de julho de 2025

Peça de caminhão solta em rodovia e atinge gerente de presídio em viatura no Piauí

Thálef Santos

Publicado em 23/05/2023 12:30

Compartilhe:

Viatura atingida e a peça que sacou do caminhão – Foto: arquivo pessoal

O gerente da Penitenciária Mista de Parnaíba, no litoral do Piauí, Fernando Caldas, que é policial penal, ficou ferido após ser atingido por uma peça que soltou do sistema de freios de um caminhão.

Ele estava em uma viatura passando por uma rodovia quando o incidente aconteceu, na tarde de segunda-feira (22). Em uma ação rápida, Fernando conseguiu se proteger, colocando o braço à frente do rosto e evitou que a peça o atingisse totalmente na cabeça. Ele teve ferimentos leves no rosto e no braço.

Fernando estava acompanhado de duas pessoas no carro: o motorista e um detento. “A gente retornava de Teresina. Fomos pegar um interno que vai a julgamento agora, quinta-feira, e na vinda (para Parnaíba) uma peça do caminhão sacou e foi parar no carro”.

A peça chegou a cortar o capô do carro e quebrar o para-brisa com o impacto. Fernando Caldas ressaltou que se não tivesse observado e bloqueado a peça com os braços, seria atingido na cabeça.

“Bateu totalmente no lado do passageiro, onde eu estava. Bloqueei com os braços e, graças a Deus, não chegou a bater na minha cabeça, mas quebrou o para-brisa, amassou o capô, foi uma pancada bem grande, mas está tudo bem, graças a Deus”, contou aliviado ao Portal ClubeNews.

O caminhão estava na pista contrária ao da viatura quando a peça de grande tamanho se desprendeu do veículo e foi arremessada pela pista até atingir o carro que estava a serviço da penitenciária.

“Se eu não estivesse olhando para a estrada, toda a pancada seria na minha cabeça. A pancada foi muito forte, não sei como não quebrou meu braço”, disse.

O motorista e o interno que era conduzido na viatura ficaram ilesos. O caminhão seguiu viagem e, segundo Fernando, o motorista não percebeu o acidente. “Creio que nem viu”, disse.

Outra parte da peça encontrada na pista – Foto: arquivo pessoal

EXPLICAÇÃO

O Portal ClubeNews conversou com o mecânico Antônio Aduciano, mais conhecido como Luciano, sobre possíveis causas para a peça se desprender do caminhão.  Ele explica que a peça seria a “sapata de freio”. O acidente, segundo o mecânico, pode ser considerado “raro”, já que, segundo testemunhas, o pneu não sacou do caminhão.

“O tambor pode ter quebrado e sacou a sapata de freio, o que é raro de acontecer, mas pode ter acontecido se estivesse muito desgastado. O tambor pode ter estourado e sacou a sapata, e ele nem percebeu. Porém, depois pode faltar o freio. Ele (motorista do caminhão) pode não ter percebido na hora, mas vai perceber”, explicou.

O motivo da falha mecânica seria a falta de manutenção nos freios do veículo. “É muito perigoso andar sem essa manutenção, porque se faltar os freios vai ocasionar um acidente grave e pode até levar alguém à morte”, reforçou.

Leia também: