
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, afirmou que o Estado do Piauí projeta o crescimento de receita para o Orçamento de 2024. A expectativa é de um cenário de recuperação fiscal nas contas do Governo no próximo ano após as perdas ocasionadas pela redução do Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) dos combustíveis.
Nesta segunda-feira (29), o Governo do Piauí realizou a primeira audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. A audiência reuniu representantes de movimentos sindicais e membros da sociedade civil, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
“A gente fez uma projeção. Tudo indica em um aumento de receita para o ano que vem. A gente está experimentando esse novo momento econômico do país e a gente vai ter a possibilidade de fazer algum ajuste até outubro”, disse o secretário.

Crescimento moderado
O secretário de Fazenda, Emílio Júnior, disse que no primeiro trimestre de 2023, o Estado teve arrecadação negativa quanto aos valores do ICMS em comparação ao ano de 2022.
A projeção para o próximo ano, segundo Emílio Júnior, é de crescimento moderado após ajustes fiscais feitos pelo Governo Federal.
“Por essa primeira projeção que a gente colocou na LDO, há um crescimento muito pequeno, porque ainda trabalhamos com as perdas fiscais. Mas as receitas próprios começaram a dar um crescimento nominal a partir de abril. Então, a gente vê com esperança o orçamento aqui nessa Casa para que ele seja tratado de forma melhor no próximo semestre”, destacou.