
Isadora Cavalcante*
isadora.cavalcante@tvclube.com.br
As seleções para realizar a pré-inscrição de participação na Taça das Favelas 2023 encerram nesta terça-feira (30). O campeonato realizado pela Central Única das Favelas (CUFA) chega a sua 2.º edição no Piauí prometendo mobilizar as favelas e ocupar vários campos de futebol em Teresina.
O ano base para os times é 2006 e podem se inscrever tanto seleções masculinas como femininas. O link do formulário deve ser preenchido nesta etapa [link de inscrição], depois é necessário a equipe aguardar o contato da coordenação do torneio.
O presidente da CUFA Piauí, Valciãn Calixto, conta que, até o momento, já possuem mais de 70 pré-inscritos e o número deve aumentar.
“Após essa etapa, vamos para a fase em que os times entregam as documentações, vamos fazer uma análise rigorosa, saber se está tudo certinho e a partir daí vamos reunir os times para repassar as informações sobre a disputa”, informou.
Um Gol Pra Toda Vida
A Taça das Favelas é realizada há mais de 10 anos em todo o país e chegou ao Piauí no ano passado, colocando 40 times, 32 masculinos e 8 femininos para jogar.
A CUFA Piauí realiza desde o lançamento do evento, congresso técnico com as seleções, a disputa em si, como fortalece as seleções com distribuição de kits lanche durante todo o campeonato, faz melhorias pontuais nos campos onde os jogos acontecem para ficar como legado para as próprias comunidades.
Em 2022, a premiação foi de R$ 50 mil, sendo R$ 25 mil para a seleção masculina e para a feminina. Além disso, as vencedoras do campeonato no Estado são enviadas para disputar o Favelão, etapa nacional do torneio, que acontece em São Paulo, onde participam todos os estados do Brasil.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso