
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do Prêmio Palmares de Arte da Fundação Cultural Palmares (FCP), que vai disponibilizar um recurso total de R$ 600 mil, distribuídos a cerca de 40 projetos vencedores. Mulheres negras piauienses que desenvolvem iniciativas culturais já podem se inscrever no certame nacional.
O edital, publicado na última quarta-feira (29), prioriza artistas quilombolas ou que atuem em áreas de vulnerabilidade social. Cada participante pode se inscrever apenas uma vez, por meio de um formulário online, e escolher uma das seguintes categorias: artesanato, música, dança, leitura, escrita e oralidade: mitos, narrativas folclóricas e culinária nacional.
Para Érika Ruth Melo, coordenadora de Educação e Cultura da Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí (Sempi), participar do certame é essencial para dar visibilidade à população negra e impulsionar projetos culturais.
“Além de valorizar a nossa cultura local, especialmente as suas faces de matriz africana, também é uma via de ampliação de orçamentos. Esses editais de incentivo à cultura garantem que outros recursos entrem no estado em forma de políticas para a cultura, sobretudo para os grupos em que as mulheres negras são o destaque”, disse.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto