
A Polícia Civil deflagrou a Operação Impacto em todo o estado do Piauí com o cumprimento de mais de 100 mandados de prisão e de busca e apreensão. Até o momento, aproximadamente 70 deles foram cumpridos, mais de 60 pessoas foram presas. Apenas nesta quinta-feira (1º), em Teresina, 12 prisões já foram efetuadas na operação.
O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, informou já haver um “número considerável de prisões, realizadas também hoje, no interior e na capital do estado, mas esses números só serão totalizados às 16h, momento em que encerra a operação”.
A Operação Impacto iniciou no dia 25 de maio e hoje (1º) tem o dia D de cumprimentos aos mandados. O objetivo é reduzir a criminalidade violenta no estado, principalmente os casos de roubos, homicídios e tráfico de drogas.
Quase todas as delegacias atuam na operação e a expectativa do delegado geral é de que ao fim da operação seja totalizado o número de 100 prisões efetuadas.
“Nesse intervalo de dias, mais de 60 prisões realizadas, armas de fogo apreendidas, e apenas na manhã de hoje três armas de fogo já foram apreendidas. Isso é muito importante, são instrumentos de crime que estão sendo retirados de circulação”, comentou o delegado.
Os presos na manhã de hoje (1º) em Teresina realizaram o exame de corpo delito no Instituto Médico Legal (IML) e foram encaminhados para a Central de Flagrantes.
Lucy Keikko ressaltou que um dos presos, que é assaltante, tentou fugir do 12º Distrito Policial, mas caiu e lesionou o braço. Ele foi levado para atendimento médico e vai retornar ao distrito para ser encaminhado à audiência de custódia.
“Estive conversando com o secretário (de Segurança), Chico Lucas, e o reflexo dessa operação já está aparecendo. O mês de maio foi um dos melhores meses em termos de baixa criminalidade nos últimos anos. No mês de maio, se não me engano, tivemos 49 mortes violentas intencionais em todo o estado. Tal fato só teria ocorrido no início de 2020. Daquela época para cá estava em certa crescente e, neste ano, está em redução. Isso gratifica muito”, finalizou o delegado.