
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Erivan Lopes, é um dos 59 nomes que disputam uma das duas vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). As vagas estão em aberto desde a aposentadoria do ministro Jorge Mussi e o falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.
Erivan Lopes é o único piauiense na disputa. As inscrições finalizaram na quarta-feira (31). Os Tribunais de Justiça Estaduais (TJs) encaminharam ao STJ os nomes que concorrerão às vagas.
No dia 23 de agosto, o Pleno do STJ realizará uma sessão para a escolha dos desembargadores que irão compor uma lista com quatro nomes a ser encaminhada ao presidente da República.
Cabe à Presidência da República a indicação dos nomes que, na etapa seguinte, serão encaminhados ao Senado Federal para sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, os indicados são nomeados e empossados como ministros.
Erivan José da Silva Lopes é piauiense, nascido em Santo Antônio de Lisboa, tem 52 anos, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e ocupa o cargo de desembargador do TJ/PI desde o ano de 2009.