Glória Santana*
malubarreto@tvclube.com.br
O skatista Carlito Reis, de 17 anos, é um jovem que, mesmo com poucas condições financeiras, sempre foi muito grato por tudo que conquistou e pelos bons amigos que o cercam.
Em fevereiro de 2022, Albertino Firmino, pai da também skatista Núbia Raquel, e o presidente da Associação dos Skatistas de Oeiras-PI, Kaique Ribeiro, decidiram entrar numa missão que mudaria a realidade de Carlito e sua família: a construção de uma nova casa para o skatista. O projeto abriu uma onda de solidariedade, mas que precisa de recursos para finalizar as obras.
Albertino Firmino conta que conheceu Carlito através do projeto social, Skatescola, que sua filha participa. Segundo ele, o jovem pediu ajuda na rifa que fez para custear a reforma de sua casa, mas, ao ver que a situação era bem diferente, decidiu ir além e, com ajuda do professor Kaique, começaram o projeto de construção de uma nova residência para Carlito.
“Fui até a casa do Carlito na intenção de colocar um ponto em sua rifa, mas quando cheguei lá e me deparei com a realidade eu vi que não tinha jeito fazer uma reforma. Então, eu saí de lá estudando uma maneira de ajudá-lo. Aí veio a ideia da vaquinha virtual”, completa Albertino.
A campanha da construção da casa nova de Carlito ganhou as redes sociais e com a mobilização conseguiram arrecadar 10 mil reais em dinheiro e materiais. O valor deu para levantar as paredes, colocar o telhado, portas e janelas. Mas, para a nova moradia de Carlito ficar pronta, falta ainda as instalações elétricas e hidráulicas, além do banheiro. Uma nova vaquinha está sendo feita pelos amigos do skatista.
(Saiba como ajudar no final da reportagem)
DO DESEJO DA REFORMA À CASA NOVA
Há 11 anos dona Luzia Dantas, mãe de Carlito, tentava reformar sua casa. A residência da família era feita de taipa, que não tem grande durabilidade e com o tempo vai se desgastando. Luzia relata que sempre teve vontade de dar melhores condições de moradia aos seus filhos, mas não tinha recursos suficientes.
“Há 11 anos venho tentando dar uma moradia digna aos meus filhos, mas nunca tive condições. A que eu tive [condição] foi de fazer uma de taipa, porém, como não tem a mesma durabilidade que uma de bloco, foi se desgastando aos poucos”, relata.
Dona Luzia diz ainda que entre as tentativas de melhorar a moradia da família, recorreu ao poder público, mas até os dias atuais não obteve retorno. “Fui lutando para ver se conseguia uma da prefeitura, mas nunca fui sorteada. Foi aí que o Carlito conheceu o Albertino e o Kaique que se juntaram para fazer a campanha para fazer a de bloco [casa]”, completa.
Albertino Firmino e o professor Kaique Ribeiro embarcaram na missão de arrecadar dinheiro e material suficiente para a construção. O presidente da Associação de Skatistas de Oeiras, Kaique, relata como iniciou o projeto que arrecadou quase 10 mil reais em dinheiro e materiais.
“O Albertino teve a ideia de fazer a campanha para arrecadar fundos para construir a casa. Eu, como já fiz uma casa e sei trabalhar de pedreiro, falei para o Albertino para mobilizarmos as pessoas e nós dois mesmos construirmos essa casa. Fizemos vídeo e o pessoal foi abraçando”, explica Kaique.
CARLITO E O SKATE
Os amigos e professores do Carlito o descrevem como alguém animado. Os seus talentos no skate são reconhecidos por todos. O jovem skatista tem o sonho de chegar às Olimpíadas e, no futuro, se enxerga representando o Piauí na competição. “Eu me enxergo no Street League Skateboarding (SLS), nas Olimpíadas representando o Piauí e minha família”, diz Carlito Reis.
Mesmo com dificuldades, Carlito segue seu amor pelo skate e tenta ao máximo participar das competições. Kaique Ribeiro, professor de Skate do Carlito, fala ainda que o adolescente de 17 anos se destaca nos campeonatos que participa.
“Hoje ele é um menino que se destaca muito no Piauí. Todo ano ele está em boa posição no ranking piauiense, tanto que no ano passado ficou classificado como melhor do Piauí, através Circuito Piauiense, e participou do Campeonato Brasileiro”, afirma.

NOVA VAQUINHA QUER FINALIZAR A CASA DE CARLITO
Um dos sonhos do Carlito é realizar o da mãe: de ter uma casa melhor. Aos poucos esse desejo vai se tornando realidade, à medida que o jovem vai crescendo na modalidade. Atualmente, para que a casa da família fique completamente pronta, alguns ajustes são necessários.
Com ajuda dos amigos e conhecidos, a nova residência da família do skatista está com as paredes, teto, piso e portas instaladas. Mas, falta ainda o banheiro, a parte elétrica e a hidráulica.
A assessoria da prefeitura de Oeiras disse que “os projetos habitacionais são gerenciados pela Caixa Econômica, que faz a triagem das pessoas contempladas. Essas pessoas devem estar dentro de um perfil estabelecido pela própria Caixa”, explica. A assessoria falou ainda que o município de Oeiras não tem projetos habitacionais em curso no momento.
Segue abaixo os contatos e formas de doações para a finalização das obras da casa de Carlito.
Telefones:
Kaique Ribeiro (89) 99458 8363
Albertino (89) 99439 0986
Doações:
Chave Pix CPF: 056.739.853-63
Em nome de Kaique de Sousa Ribeiro
Albertino Firmino dos Santos neto
Chave Pix Telefone: 89994390986
*Estagiária sob supervisão da jornalista Malu Barreto