Glória Santana*
malubarreto@tvclube.com.br
Com as festividades de São João se aproximando, o comércio começa a se preparar para as vendas e aposta em artigos juninos para aquecer o mercado. Com o tecido e agulha na mão, a costureira Raimunda Nonata já monta as peças que estamparão as vitrines de seu ateliê.
Dona Raimunda, que ganhou sua primeira máquina de costuras aos 15 anos, já não tem mais o ritmo acelerado de antes, mas, de acordo com ela, o São João é a melhor época do ano para faturar. “Festa junina é o que dá dinheiro. Eu estou fazendo pouco, pois estou cansada”, diz.
O amor pela costura não ficou somente na dona Raimunda. O Filho dela, Antônio Alves, que desde muito cedo teve contato com as máquinas, herdou da mãe o ofício pela confecção de roupas e pelos negócios. “Minha mãe é minha inspiração em tudo. Quando eu era pequeno e chegava da escola, ia mexer nas máquinas dela, cortava e errava. Nunca fiz curso de costura. Costuro a mais de 25 anos e nesse período focamos na festa junina”, afirma.
Quem também aposta na temática das festas juninas é a costureira Maria do Socorro. A empreendedora que também aguarda ansiosamente pelo período, por enquanto, trabalha na estratégia de confecção de vestiário somente para crianças de até 14 anos. “Fico satisfeita quando se aproxima mais de junho. Melhora mais a vida pra gente e graças a Deus vendo bem todos os anos. Fico esperando o ano inteiro, pelas festas juninas”, completa.
O comércio de artigos juninos é o que turbina os ganhos de lojas e pequenos negócios no mercado da capital. Até grandes varejistas se preparam para o período mirando em boas vendas. Segundo o empresário Manoel Galvão, suas lojas já começaram a distribuição de produtos juninos. “Como somos atacadistas, temos que nos preparar pelo menos 60 dias antes. Já estamos vendendo para os lojistas e para empresas que comemoram festas juninas”, complementa.
Com tantas opções de roupas e artigos juninos, a festa de São João promete ser animada e cheia de cores.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto