Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
O Piauí tem quase 300 mil empresas ativas, segundo a Junta Comercial do Estado (Jucepi). Nos dois primeiros meses desse ano, cresceu quase 15% o número de novas empresas abertas em relação ao mesmo período do ano passado. Mas o que o empreendedorismo tem a ver com o mercado de trabalho e como ele pode ajudar a combater o desemprego ainda tão em alta?
Falar de empreendedorismo e de crescimento no número de novas empresas piauienses é sempre uma boa notícia para o mercado de trabalho. Isso porque são muitos os aspectos positivos para a nossa economia, entre eles a geração de novos postos de trabalho.
Antigamente, o mercado de trabalho era caracterizado apenas pela dinâmica em que os indivíduos buscavam empregos em empresas já estabelecidas, assumindo um papel de funcionários. Com o maior estímulo ao empreendedorismo, veio uma abordagem diferente na qual os indivíduos assumem a responsabilidade de criar seus próprios negócios e oportunidades de trabalho.
Por meio do empreendedorismo, as pessoas podem identificar necessidades não atendidas ou oportunidades de negócio e criar suas próprias empresas para explorar essas oportunidades.
Ao fazer isso, elas se tornam empregadores, criando empregos para si mesmos e potencialmente para outras pessoas. Isso significa que o empreendedorismo pode impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento do mercado de trabalho, gerando novas oportunidades de emprego e estimulando a inovação.
Os empreendedores também são responsáveis por acelerar as mudanças estruturais na economia e contribuem para a produtividade do estado – ou seja, são catalizadores para o crescimento da economia e da competitividade. Este é um ciclo virtuoso que se retroalimenta.
Uma frase de autor desconhecido bastante conhecida no mundo dos negócios diz que “empregados buscam uma direção, enquanto empreendedores criam um caminho”.
Isso não significa que ser empregado seja ruim, mas é um caminho diferente. São formas diferentes de trabalho que têm sua importância para a economia de maneira ampla e significativa.
Em tempos de alta taxa de desemprego e economia em recuperação, criar o próprio caminho pode ser uma boa estrada a seguir. Independente da sua preferência pela modalidade de trabalho, é uma maneira de não estar parado.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar