É do Piauí! A vencedora do concurso de Quadrilhas Juninas da Globo de 2023, Luar do São João, conta, ao Portal ClubeNews, como foi a preparação do grupo em busca da segunda vitória consecutiva na etapa Nordeste do festival.
A equipe surgiu em 2012, no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, e, atualmente, envolve mais de 170 jovens da cidade em um trabalho de acontece o ano inteiro.
Composta majoritariamente por piauienses, o Luar do São João também recebe ajuda de profissionais de todo o Brasil.
“Nós temos o nosso coreografo, por exemplo, que é da Bahia. Nós temos nosso produtor temático que é de Pernambuco e nossa produtora musical que é do Rio Grande do Norte”, conta Ramon Patrese, diretor-geral da Quadrilha.
Por que o tema “Irmã Dulce”?
O tema “A devota que virou santa” foi escolhido ainda em 2020, entretanto, devido à pandemia de covid-19, a Luar do São João teve que adiar o projeto para este ano de 2023.
“A gente contou a história da Irmã Dulce e a sua devoção ao Santo Junino, que é Santo Antônio. Então, nosso espetáculo começa desde o santo até Dulce se tornar santa. Este ano a gente conquistou o bicampeonato da Globo Nordeste; no ano de 2019 a gente já tinha levado esse título. Para a gente é algo incrível e inédito poder levar essa vitória para Teresina”, pontuou o diretor-geral.
Investimentos
No ano de 2023 foram investidos cerca de R$ 800 mil para o custo de figurinos, cenários, transportes e viagens. A equipe arrecada essa quantia durante todo o ano por meio de projetos sociais e governamentais, e eventos de bingo.
“Temos a Associação Teresina Show, que administra a Luar do São João, e ela faz captação de emendas parlamentares, participa de editais do SIEC, como a lei de cultura estadual e a Lei Rouanet, que é de fonte federal. E a gente faz também eventos, faz bingos, rifas para arrecadar esse recurso. Então, é um trabalho muito grande, que envolve o ano todo”, destacou Ramon Patrese.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar