Famílias mantêm tradição junina e realizam arraiais caseiros no Piauí

Piauienses optam por realizar festas juninas e criar memórias afetivas com familiares e amigos

Amigos e familiares de Arnaldo realizam a 13ª Cumbucada (Foto: Arquivo pessoal)

Eric Souza*
ericsouza@tvclube.com.br

Os arraiais são uma das principais festividades que ocorrem durante o mês de junho, geralmente comemorados em espaços públicos. Há quem prefira, no entanto, realizá-los em casa, na companhia de familiares e pessoas próximas.

A família do Arnaldo Silva se reúne todos os anos, desde 2010, para organizar a Cumbucada, um arraial caseiro com parentes e amigos. Cada convidado paga uma determinada quantia, utilizada para a compra de comidas, bebidas e itens de decoração.

“Esse nome surgiu porque moramos em um bairro da localidade Caraíbas, no interior de Batalha (PI), no qual os moradores vieram um povoado chamado Cumbuco, na zona rural de Piracuruca. Já que todos ou nasceram lá, ou têm uma história ligada ao local, é uma forma de relembrar e homenagear as origens”, explica Arnaldo.

Arnaldo Silva, estudante de Jornalismo na UFPI (Foto: Arquivo pessoal)

Na edição desse ano, que ocorreu no último sábado (17), o estudante universitário e suas primas abriram a programação com danças. Em seguida, os convidados formaram pares e fizeram a primeira quadrilha da noite.

“Houve também as danças da fita e do boi, concurso de forró, atrações musicais e até karaokê. Para nós a Cumbucada é sinônimo de união, confraternização e alegria. Todos se divertem”, destaca.

Já a família da Caroline Rosário aproveita o aniversário de sua irmã caçula, Anna, no dia 12 de junho, véspera da Festa de Santo Antônio, para realizar o Arraiá da Anna. O evento conta com comidas típicas, bandeirolas e roupas quadriculadas.

Comidas típicas de festa junina no Arraiá da Anna (Foto: Arquivo pessoal)

O arraial aconteceu no último domingo (18) e contou com uma apresentação de sanfona do padrinho da estudante, que animou a festa com músicas características do período junino.

“A quadrilha é puxada por um tio e meu avô sempre traz uma de suas criações do interior para fazer o churrasco”, elenca Caroline.

Caroline comemora aniversário da irmã com família, amigos e vizinhos (Foto: Arquivo pessoal)

A irmã de Anna aponta que o evento tornou-se o mais esperado não somente entre seus familiares, mas também os amigos e a própria vizinhança, que aguardam com expectativa quando a data se aproxima.

“Começou como algo simples e tornou-se algo muito importante. É um momento cheio de boas lembranças que guardo no coração”, completa.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar