
O resultado da prova objetiva do concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí foi alterado, na sexta-feira (23), pelo Núcleo de Concursos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe). Dessa forma, os candidatos de cotas raciais, que possuem nota maior que a da ampla concorrência, deixam o certame e abrem vagas para inscritos com nota inferiores.
Anteriormente, o Ministério Público do Piauí (MPPI) entrar com uma ação civil pública pedindo a anulação imediata do Edital de divulgação do resultado da prova escrita objetiva do Concurso Público para o Corpo de Bombeiros do Piauí, divulgado no dia 14 de junho.
Segundo a promotora de Justiça, Myriam Lago, titular da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, foi constatado que alguns candidatos aprovados nas cotas raciais possuíam nota superior à nota de corte da ampla concorrência.
Ela alega que os candidatos originalmente cotistas deveriam sair das cotas raciais e competir pela ampla concorrência, deixando as vagas decorrentes de cotas raciais para candidatos com nota inferior, para competir juntamente aos candidatos às vagas da ampla concorrência, o que teria sido ignorado pela organizadora do certame.
“Ao restringir os concorrentes negros e/ou pardos às vagas das cotas raciais – que deveriam auxiliar candidatos negros e/ou pardos, a ação afirmativa se converteu num certame mais concorrido e com a exigência de notas superiores às vagas reservadas numa comparação com as vagas da ampla concorrência.”, destaca a promotora.
CONFIRA O RESULTADO DO CONCURSO
Concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí
Foram ofertadas, ao todo, 400 vagas onde, 200 para preenchimento imediato e 200 para formação de cadastro de reserva.
A remuneração inicial de um bombeiro militar no Piauí é de R$ 3.817,73, além de vantagens por desempenho.
LEIA MAIS
MP pede anulação do resultado de prova escrita do concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!