
O secretário de Fazenda, Emílio Júnior, apresentou o balanço financeiro das contas do Governo do Piauí referente ao primeiro quadrimestre de 2023. Segundo o secretário, estão dentro das perspectivas orçamentárias do Governo os gastos com pessoal, saúde e educação.
A reunião aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na manhã desta segunda-feira (26). Emílio Júnior enfatizou que as estatísticas apontam para um superávit nas finanças do estado.
Quanto à arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina, Emílio Júnior disse que o Piauí teve crescimento negativo, representando a perda de recursos e necessidade de maior atenção na distribuição de investimentos.
“Nós ainda estamos vivendo o reflexo do ano passado, com as leis 192 e 194, sobre as perdas do ICMS. Eu não falei em matéria de números, mas de você pegar o ICMS até o mês de abril, ele vem com um crescimento nominal muito abaixo da inflação. Nos três primeiros meses do ano, nós tivemos um crescimento nominal negativo do ICMS. Então, é algo que a gente está tentando segurar para que o Estado possa fazer os investimentos com muita preocupação e equilíbrio”, finalizou.