
Dados da Serasa revelam que mais de 36% da população adulta do Piauí está na faixa devedora, sem recursos para pagar contas em aberto.
Segundo o mapa, divulgado em maio, o Piauí está em último lugar no ranking dos Estados com população devedora, com uma diferença de 0,57% para o estado de Santa Catarina, que é o penúltimo colocado. E mais de 29 mil piauienses renegociaram suas dívidas com o programa ‘Serasa Limpa Nome’ nos últimos meses.
Para o consultor financeiro, Eduardo Fortes, o jeito mais prático para os devedores quitarem suas dívidas é: eliminando gastos desnecessários, fazendo acordo com os credores e iniciando uma economia restrita da própria renda. Mas o mesmo pontua que isso não é uma tarefa fácil.
“Você vai sofrer, vai deixar de ter lazer, mas tudo que você juntar ali vai ser o necessário ou pelo menos o suficiente para começar a negociar esses débitos que vão surgir”, explica.
De acordo com a Serasa, o maior motivo de endividamento dos brasileiros envolve dívidas com bancos e cartões de crédito. A faixa etária com mais pessoas inadimplentes é de 41 a 60 anos.