
As principais unidades operacionais da PC-PI e as divisões de Inteligência da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) se reuniram, na manhã desta terça-feira (18), para elaborar um plano estratégico em resposta ao alto número de homicídios registrados em Teresina.
Segundo o delegado Tales Gomes, o objetivo da reunião foi alinhar as equipes de segurança a fim de trocar informações e estabelecer alvos que sejam integrantes de facções criminosas.
“Nosso propósito é identificar pessoas com histórico criminal, principalmente relativo a atos violentos, homicídios e envolvimento com facções, para instaurar inquéritos e efetuar prisões em, no máximo, 15 dias”, afirmou à TV Clube.

Entre os seis assassinatos ocorridos nas últimas 24 horas na capital, o delegado apontou que dois, ambos na zona Norte, foram motivados por desavenças pessoais.
“Os demais estão em fase inicial de investigação no contexto das organizações criminosas. Estamos realizando levantamentos junto ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa [DHPP]”, destacou.
Gomes revelou ainda que o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) passa a investigar o caso da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) baleada em atendimento no último sábado (15).
Seis homicídios em 24 horas
Teresina registrou seis homicídios em um único dia. Todos os casos envolveram o uso de armas de fogo e aconteceram entre domingo (16) e segunda-feira (17).
O primeiro caso foi de um jovem de 18 anos, Lucas Rafael da Silva Santos, morto a tiros em uma praça do bairro Monte Verde, na zona Norte, na noite de domingo. Ele ainda chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Mariano Castelo Branco, no Residencial Francisca Trindade, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
O segundo assassinato ocorreu na madrugada de segunda no povoado Bela Vista, na zona Rural Norte. Leudimar Braga Moura, de 38 anos, foi morta com seis tiros. De acordo com a Polícia Militar, a vítima era dependente química e realizava furtos na região.
Ainda na madrugada de segunda, Rodrigo dos Santos Silva foi assassinado com três tiros, no bairro Planalto Uruguai, na zona Leste. Segundo testemunhas, o homem foi perseguido por atiradores e morto com três tiros nas costas.
Já na tarde do mesmo dia, Francisco Manoel Soares da Silva, conhecido como “Manoel Matador”, de 24 anos, foi morto a tiros na rua Santa Luzia, região do Morro do Cego, no bairro Palitolândia, zona Sul. Segundo o 17º BPM, a vítima estava sentada na porta de casa, quando homens em um carro branco efetuaram cerca de 12 disparos contra a vítima, e fugiram logo após o crime.
Por volta das 19h30, aconteceu o quinto homicídio, na zona Sul da cidade. Um homem identificado apenas como Emerson foi assassinado com sete tiros no conjunto Orgulho do Piauí. A vítima foi executada na porta do apartamento onde morava.
Na mesma noite, a dona de um bar, Janaína Morais da Silva, de 39 anos, foi executada com vários tiros no próprio estabelecimento localizado na avenida principal do Residencial Dandara dos Cocais, região da Santa Maria da Codipi, zona Norte, totalizando o sexto homicídio na capital.
Leia mais: