
A corrida à Prefeitura de Bom Jesus do Gurgueia, na região Sul do Piauí, deve ser protagonizada por três frentes políticas. O atual prefeito, Nestor Elvas (MDB), vai buscar a reeleição e tentar desbancar o ex-prefeito do município, Marcos Elvas (União Brasil), que são primos.
Fora da disputa polarizada, a empresária e produtora de eventos, Sávia Castro, de 33 anos, tenta emplacar uma pré-candidatura de terceira via no município e quebrar a hegemonia da família Elvas.
“Como representante do povo, temos um grupo grande de jovens e idealistas, que têm vontade de transformar Bom Jesus. Queremos quebrar essa hegemonia e modernizar a cidade. Eu creio muito que nós temos potencial para isso”, destacou.
O partido que irá ser representado pela empresária no pleito ao Executivo Municipal ainda não foi escolhido. A intenção da empresária é migrar a uma legenda ligada à base do governador Rafael Fonteles (PT-PI). Atualmente, Sávia Castro é filiada à Rede Sustentabilidade.
“Quanto ao partido, ainda estamos decidindo. Queremos que seja da base do governador Rafael Fonteles. Eu sou apoiadora do Governo, ajudei e estamos conversando com alguns partidos”, disse.
Política familiar
Marcos Elvas é o presidente estadual do União Brasil e ganhou as eleições à Prefeitura de Bom Jesus em 2000, 2012 e 2016. Também concorreu à segunda suplência de senador, em 2010, na chapa encabeçada por Robert Rios (sem partido), mas não foi eleito.
O atual prefeito, Nestor Elvas, era aliado de Marcos Elvas. O rompimento político entre os primos aconteceu antes da disputa eleitoral de 2020, que marcou a eleição de Nestor à Prefeitura. O gestor municipal também foi vereador de Bom Jesus por dois mandatos.