
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), autorizou a instalação de quatro novas indústrias na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. Na previsão do Governo do Estado, o investimento será de R$ 156 milhões.
Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, se reuniu com o conselho de ZPE, nesta semana, para deliberar a instalação de polos industriais nos estados. Também foi autorizada a instalação da primeira ZPE privada do Brasil, em Aracruz-ES.
“As ZPEs desempenharão papel estratégico em nossa economia, para integrar modais logísticos, produzir energia renovável e aumentar nossas exportações”, disse o presidente em exercício.
Segundo o governador Rafael Fonteles (PT-PI), devem ser criados 280 postos de trabalho, além da ampliação das exportações de mel, castanha de caju, cosméticos e tratores agrícolas.
“Queremos estreitar cada vez mais essa parceria com o Governo Federal e com os investidores para garantir muito mais desenvolvimento, oportunidades de trabalho e de emprego e renda para o Piauí”, destacou.
As indústrias têm até 90 dias para criar os Cadastros Nacionais das Pessoas Jurídicas (CNPJs) e receber a autorização de funcionamento pelo conselho. Após a autorização, o prazo é de até 30 dias para que os empresários iniciem a implantação das indústrias na Zona de Processamento de Exportação.
A ZPE do Piauí funciona desde fevereiro de 2022 e tem atualmente duas empresas operando em sua área: uma para produção de madeira ecológica, a partir de resíduos vegetais; e outra para produção de cera de carnaúba.