Um total de 49 médicos selecionados no primeiro edital do programa Mais Médicos deste ano já estão atuando no Piauí, segundo o Ministério da Saúde.
O documento lançado em março pelo governo federal ofereceu 5.968 vagas. Até agora, dentre os selecionados, 3.620 profissionais estão trabalhando em todas as regiões do país.
No mês passado, o Ministério publicou um novo edital com pelo menos 10 mil vagas em um modelo inédito de coparticipação com os municípios.
“Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades”, explicou a pasta.
Somente na região Nordeste, 782 cidades aderiram ao modelo e solicitaram 4.924 vagas. Dessas, 199 foram pleiteadas para o Piauí.
Lei do Mais Médicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, no último dia 14 de julho, a lei do Programa Mais Médicos, descontinuado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com o ato, o governo federal instituiu a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que deve ampliar em 15 mil o número de médicos atuando na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em regiões de maior vulnerabilidade.
O Ministério da Saúde anunciou a abertura de novos editais do programa Mais Médicos para profissionais e para adesão de municípios, com iniciativas inéditas como médicos para equipes de Consultório na Rua e população prisional, além de novas vagas para os territórios indígenas.
Ao todo, o programa prevê, até o fim de 2023, 15 mil novos médicos em todo país, totalizando 28 mil profissionais, os quais devem resgatar o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros.
LEIA MAIS:
Governo relança programa Mais Médicos; brasileiros terão prioridade
Edital do Mais Médicos abre mais de 70 vagas para 54 municípios do PI
Mais Médicos: governo divulga resultado preliminar dos selecionados
Teresina não adere ao programa e vira única capital fora do Mais Médicos
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar