
O secretário de Governo, Marcelo Noleto, garantiu a manutenção do desconto de 15% nos salários dos secretários, superintendentes e servidores comissionados da administração estadual até o mês de dezembro de 2023.
A medida foi anunciada pelo secretário de Fazenda, Emílio Júnior, na quarta-feira (19), como medida de compensação à redução no percentual de repasse dos recursos provenientes do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Com a redução, o Governo do Piauí prevê uma economia de R$ 20 milhões até o fim do ano.
“A ideia é manter neste ano essa redução como um demonstrativo de, na própria carne, mostrar essa austeridade, que é importante para a manutenção do equilíbrio fiscal do governo”, destacou.
Segundo o secretário, o funcionamento da máquina pública será avaliado mediante a implementação dos novos mecanismos fiscais. Uma nova avaliação das contas públicas será feita no segundo semestre.
“É impacto dos repasses da União. É algo que, a princípio, nada pode ser feito. O que a gente pode fazer aqui é dever de casa, controlando as finanças públicas. A ideia é manter esse equilíbrio até o final do ano e esperar que os repasses voltem à normalidade. Mas nada impacta no custeio normal do estado”, garantiu.
LEIA TAMBÉM