Eric Souza*
ericsouza@tvclube.com.br
O Delta Rugby, equipe de rúgbi feminino de Teresina e uma das poucas ativas na modalidade no Nordeste, encara um importante compromisso contra o Ceará Rugby neste sábado (29), às 14h, no Centro de Educação Profissional (CEP) da Polícia Militar.
A partida é válida pela segunda etapa do Grupo Nordeste, que conta com ambos os clubes. Na fase inicial, cujos jogos foram disputados no mês passado, em Fortaleza (CE), as piauienses venceram as cearenses por 15 a 0, 24 a 0 e 7 a 5.
Os confrontos são um requisito para participar do Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens, ou Super Sevens, marcado para setembro e outubro. Érica Viveira, uma das fundadoras do Delta, destaca que, até junho, o time ainda não havia disputado competições.
“Atualmente somente nós e o Ceará competimos nos circuitos regional e nacional. É ruim para qualquer equipe ficar tanto tempo sem jogar. Esperamos que o Grupo Nordeste incentive o surgimento de outros times em nossos estados e nos demais da região a fim de aumentar o nível do rúgbi nordestino”, aponta ao Portal ClubeNews.
Érica afirma que negocia com as cearenses a realização de partidas mensalmente ou a cada dois meses, ao invés de apenas duas ou três por ano. Contudo, apesar dos resultados positivos, o Delta não é patrocinado nem pelo setor público, nem pelo privado, e a distância e os custos das viagens pesam na decisão final.
“Já conquistamos todos os títulos possíveis ao nível regional, tivemos atletas nas Olimpíadas e no circuito mundial de Rugby Sevens, figuramos entre as oito melhores equipes do Brasil e contamos com vaga fixa na primeira divisão do Super Sevens. Ainda assim, dependemos de rifas e bingos e, várias vezes, tiramos do próprio bolso para arcar com despesas de inscrições, deslocamento, alojamento e alimentação”, elenca.
Em relação ao duelo com o Ceará Rugby, a fundadora do Delta ressalta que terem vencido fora de casa não significa que são favoritas para a segunda etapa.
“[Elas] têm uma equipe em evolução, com atletas que já nos conhecem, e apresentam um volume de jogo maior porque acabaram de participar de um campeonato universitário. Vai ser um jogo difícil, pegado, mas vamos em busca da vitória dentro de nossa casa. Esperamos que os teresinenses compareçam”, analisa.
Depois do confronto de volta, o Delta viaja para o Campeonato Regional de Rugby Sevens, em Brasília (DF), disputado por times presentes na primeira e segunda divisões do Super Sevens, que acontecerá em 19 e 20 de agosto.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar