Estações de ônibus da zona Sul de Teresina sofrem com insegurança e estrutura precária

Inicialmente anunciadas em fevereiro, obras de reforma devem ser concluídas no fim de setembro

Estação da Justiça Federal, na Av. Miguel Rosa (Foto: Eric Souza/Portal ClubeNews)

Eric Souza*
ericsouza@tvclube.com.br

As estações de ônibus, inauguradas em 2018 como parte do Sistema Inthegra, foram construídas com o intuito de garantir comodidade aos usuários do transporte público de Teresina enquanto aguardam a chegada dos veículos.

Cinco anos depois, porém, tornaram-se dores de cabeça: na zona Sul da capital, a maioria delas não possui vidros, cadeiras, ar-condicionado ou mesmo forro, além de sofrerem com pichações e assaltos constantes.

Estação do Parque Piauí, na Av. Prefeito Wall Ferraz (Foto: Eric Souza/Portal ClubeNews)

O auxiliar de serviços gerais Túlio espera, no mínimo, uma hora de relógio pelo ônibus que o leva do trabalho para casa, em um trajeto que dura entre meia hora e 40 minutos.

“Não pego [ônibus] em qualquer parada. Há algumas que não dá nem para entrar. Não têm segurança, muito menos conforto. Faziam a diferença quando havia manutenção, mas de uns tempos para cá passaram por roubos e depredações”, comenta ao Portal ClubeNews.

Já a zeladora Valdênia permanece nos locais por até duas horas. Como não há cadeiras, ela se vê obrigada a aguardar em pé. Outra reclamação diz respeito ao forte calor. “Me sinto triste com essa situação. A estrutura é precária, não tem nem ar-condicionado”, lamenta.

Estação Pio XII, na Av. Miguel Rosa (Foto: Eric Souza/Portal ClubeNews)

Diante desse cenário, a Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, anunciou, no mês passado, que reformará as 34 estações presentes na região Sul da cidade.

Segundo a pasta, as obras serão divididas em duas etapas: na primeira, contemplarão as 17 estações das avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurguéia; na segunda, outras 17 nas avenidas Henry Wall de Carvalho e Prefeito Wall Ferraz.

No entanto, em uma reportagem exibida pela TV Clube em 15 de fevereiro deste ano, o superintendente Roncalli Filho havia prometido o início das reformas na Miguel Rosa e na Barão de Gurguéia para aquela semana, além de ter previsto seu término nos três ou quatro meses seguintes. Veja:

Em nota enviada ao Portal ClubeNews, a SAAD Centro informou que a primeira fase da revitalização das paradas deve ser concluída até o fim de agosto, enquanto a segunda tem prazo de entrega marcado para o fim de setembro.

“Estamos realizando a remoção dos vidros, a instalação de novos guarda-corpos e bancos, a pintura e o aprimoramento das instalações elétricas […] Temos uma programação de finalizar e disponibilizar quatro paradas por semana à população”, destacou o órgão.

Maquete representa estação após reforma prevista pela SAAD Centro (Foto: Divulgação/PMT)

Para o arquiteto urbanístico Luan Rusvell, a gestão municipal precisa cumprir esse plano de curto prazo, com investimentos concretos, a fim de sustentar as melhorias ao longo dos anos.

“O Tribunal de Contas do Estado [TCE-PI] já apurou que mais de R$ 700 milhões foram gastos no Inthegra para garantir inclusive o conforto térmico [climatização das estações]. Agora vão destinar mais recursos para retroagir a avanços conquistados anteriormente”, pontua.

Confira a íntegra da nota da SAAD Centro:

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro informa que a reforma das paradas de ônibus na zona Sul está em andamento. Essa iniciativa será realizada em duas etapas, com um total de 34 paradas contempladas.

Na primeira etapa, estamos concentrando esforços na revitalização de 17 paradas referentes às Avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurguéia. A meta é concluir a reforma dessas primeiras paradas até o final de agosto. Nessa fase, estão sendo realizados trabalhos como a remoção dos vidros, instalação de novos guarda-corpos, bancos, pintura e aprimoramento das instalações elétricas, visando proporcionar maior conforto e segurança aos usuários.

Paralelamente, os trabalhos de demolição e remoção já estão em andamento, em conjunto com a pintura e a instalação dos guarda-corpos e bancos nas paradas que serão finalizadas. A segunda etapa contemplará mais 17 paradas, localizadas nas Avenidas Prefeito Wall Ferraz e Henry Wall de Carvalho, com previsão de entrega até o final de setembro, melhorando a infraestrutura das paradas na região sul.

Para otimizar o processo e proporcionar um serviço eficiente, temos uma programação de entregas semanais, com quatro paradas de ônibus finalizadas e disponibilizadas à população por semana. Dessa forma, todas as 34 paradas serão concluídas dentro do prazo até o final de setembro.

A SAAD Centro está empenhada em realizar essa melhoria na infraestrutura de transporte público da zona Sul, visando proporcionar uma experiência mais confortável e acessível para todos os usuários.

LEIA MAIS:

Prefeitura de Teresina vai reformar 34 estações de ônibus na zona Sul

Estações são depredadas pelo menos uma vez por semana, diz Strans

Mais de 30 ares-condicionados são furtados de estações; Semduh limpa

Dr. Pessoa visita estações de ônibus que serão reformadas na zona Sul

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar