*Por Maria Sol Martins
A quadrilha junina “Luar do Sertão” foi a grande campeã do Nordestão 2023, Festival de Quadrilhas Juninas da Globo, que reuniu representantes de 10 grupos juninos de todo o Nordeste no sábado (29), na cidade de São João do Arraial.
A equipe piauiense emocionou a plateia com o espetáculo sobre Irmã Dulce, a devota que virou santa.
Representando o Ceará, o grupo Paixão Nordestina abriu o campeonato com o espetáculo “Imaginário Cariri: um oásis cultural no sertão”.
Já o “Balão Dourado”, do Rio Grande do Norte, apresentou a saga de nordestinos em busca de uma vida melhor em Brasília com o tema “Candangos”.
Com o tema “retalhos”, o “Mandacaru do Sertão”, de Barras, homenageou as costureiras, bordadeiras e rendeiras.
Para reforçar a importância da acessibilidade em eventos culturais, o grupo maranhense “Arrastapé ” incluiu uma intérprete de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) na apresentação, para traduzir as canções e falas dos personagens aos deficientes auditivos, com o tema “Apuã: a serra pelada”.
O grupo mais antigo entre os concorrentes, com 76 anos de tradição, “Lageiro Seco”, da Paraíba, representou lendas e causos populares do folclore com o tema “Eu juro que vi: histórias do interior”.
Enchendo a quadra de cores vibrante, o “Amanhecer no Sertão”, de Alagoas, levou o tema “Lampejo: à luz da tradição”, fazendo uma referência aos jogos eletrônicos.
O grupo “Lumiar”, de Pernambuco, foi recebido pelo público com muito entusiasmo, com a música tema da apresentação “A luz de tieta”.
E o “Junina Ki Balanço”, da Bahia, encerrou as apresentações com “O Roncado da Sanfona”, sobre a trajetória do mestre Sivuca, um dos maiores instrumentistas do Brasil.
*
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar