26 de julho de 2025

Wana Sara é homenageada com nome de escola na zona Norte de Teresina

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 31/07/2023 13:45

Compartilhe:

Pedagoga Wana Henrique morreu após ter carro arrastado pela chuva em Teresina (Foto: arquivo pessoal)

A Escola Municipal Minha Casa, no bairro Matadouro, na zona Norte de Teresina, passará a se chamar Escola Municipal Minha Casa Wana Sara. O novo nome da unidade de ensino homenageia a pedagoga que morreu em 2022, após ter o carro arrastado para um bueiro próximo à Avenida Homero Castelo Branco, zona Leste da cidade.

Wana Sara atuou como superintendente da escola Minha Casa e era servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semec). O decreto que altera o nome da escola foi assinado pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) e publicado no Diário Oficial de Teresina.

“A denominação desta Escola Municipal é uma forma de homenagear a servidora pública Wana Sara Cavalcante Henrique, pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, que faleceu, de forma precoce, tendo prestado, em vida, um excelente trabalho, em especial, na área da educação do Município de Teresina”, informou o decreto.

Tragédia

O corpo da servidora pública, Wana Sara Cavalcante, de 39 anos, foi encontrado, no dia 6 de fevereiro de 2022, preso a vegetações na saída de um bueiro próximo ao Parque Floresta Fóssil, a poucos metros do Rio Poti, na zona Leste de Teresina.

Ela estava desaparecida desde o dia 4 de fevereiro de 2022. O carro que ela dirigia foi arrastado para um bueiro próximo à obra de uma galeria no cruzamento da rua Eustáquio Portela com a avenida Homero Castelo Branco, durante forte chuva em Teresina.

O carro ficou preso e o corpo de Wana foi arrastado pela correnteza.

PL vetado

A Prefeitura de Teresina vetou o Projeto de Lei nº 27/2022, conhecido como Lei Wana Sara. O PL prevê o pagamento de indenizações às vítimas de acidentes causados por problemas de infraestrutura, seja em decorrência de obras ou de falta de obras, ação ou omissão, por parte da prefeitura em Teresina.

De acordo com o Palácio da Cidade, o projeto foi considerado inconstitucional pela Procuradoria Geral do Município, pois gera despesas ao Poder Executivo. A Câmara de Teresina não recorreu da decisão do Município e manteve o veto.

LEIA TAMBÉM

Projeto de lei Wana Sara é vetado pela Prefeitura de Teresina

Bombeiros encontram corpo de motorista que teve o carro arrastado pela chuva

Leia também: