
Malu Barreto e Isadora Cavalcante*
malubarreto@tvclube.com.br
O governador Rafael Fonteles (PT) entregou a etapa final da duplicação da BR-316, na manhã desta terça-feira (01). O trecho de 8,42 quilômetros foi feito com recursos estaduais, um investimento de R$ 89.123.185,32. Durante a solenidade, Fonteles anunciou que solicitou ao Governo Federal a duplicação do trecho da BR até Monsenhor Gil e depois até à Estaca Zero, e também da BR-343, que liga Teresina à Campo Maior.
“O PAC vai ser anunciado no dia 11, pelo que o ministro Rui, e eu tenho muita confiança que esse pedido que fizemos, da duplicação de Teresina até à Estaca Zero e de Teresina, no caso da BR-343, até Campo Maior e depois até Piripiri, também vai estar presente, melhorando enormemente a segurança, a trafegabilidade, a competitividade dessa região importante para o Estado do Piauí, que inclui a nossa capital”.
Fonteles também falou sobre a ampliação do metrô de Teresina, que conforme o governador, a obra já foi licitada e serão ampliados dois quilômetros, na região Sudeste.
“Estamos também requalificando todo o metrô, inclusive melhorando algumas passagens de nível que tem ao longo do trajeto, e as estações de passageiro. Para você ter uma ideia, é uma obra de R$ 200 milhões, isso tudo feito pela nossa companhia ferroviária, com recursos do Governo do Estado”.
Rafael disse ainda que um estudo sobre viabilidade de obras na linha ferroviária foi iniciado, e a primeira etapa deverá ser apresentada ainda nesse mês de agosto.
“Existe a possibilidade de retomar a ferrovia de Teresina à Luís Correia. Isso não está prego, batido, ponta virada. Ainda está na fase de estudos, exatamente o estudo de viabilidade de econômica, porque do ponto de vista técnico, é uma ferrovia que já existia, então é possível. Claro que isso vai ser uma ferrovia de carga, e também de passageiros, principalmente nesse fluxo que vem de Teresina, Altos, Campo Maior, que todo dia, milhares de pessoas vêm e voltam para Teresina”.
Sobre a duplicação da rodovia de Teresina a Altos, o governador assegurou que será inaugurado em breve, com a presença do Ministro dos Transportes.