Mutirão de cirurgia bariátrica deve operar 12 pessoas no Hospital Universitário

Segundo o Hospital Universitário cerca de 37 pessoas aguardam por uma cirurgia bariátrica pelo SUS. Um novo mutirão deve ser realizado ainda este mês.

 

Hospital Universitário (HU) – Foto: Carlienne Carpaso/ClubeNews

A espera por uma cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde, vai acabar para cerca de 12 pessoas que farão o procedimento durante o primeiro mutirão de cirurgia bariátrica realizado pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, entre os dias 4 e 6 de agosto.

A previsão é que no final do mês de agosto, aconteça um segundo mutirão, onde será realizado, em média, quatro cirurgias por dia, totalizando mais 12 pessoas  operadas.

Nos mutirões, serão três equipes de cirurgia comandadas pelos cirurgiões Gustavo Santos, Maurício Reis e Marlon Moreno, que irão trabalhar em parceria com anestesistas, técnicos de enfermagem e enfermeiros do hospital com o objetivo de garantir segurança e qualidade de atendimento aos pacientes.

“A cirurgia bariátrica mudou a vida dos pacientes obesos mórbidos, e aqui, no HU, nós temos operado com as melhores condições de eficácia e segurança”, declarou o chefe da Cirurgia Bariátrica do HU-UFPI/Ebserh, Gustavo Santos.

O médico revelou que atualmente o HU possui em torno de 35 a 37 pacientes na fila para passar pela bariátrica e com a realização desses dois mutirões, o HU pretende operar de 20 a 24 usuários.

Médico Gustavo Santos, chefe da Cirurgia Bariátrica do HU-UFPI (Foto: HU)

Ele destacou, ainda, que esses são os primeiros movimentos com foco em cirurgia bariátrica da instituição, a beneficiar não só os que serão contemplados nos mutirões, mas também os que aguardam em última colocação, uma vez que serão beneficiados com a redução da fila.

Segundo o superintendente do hospital, o cardiologista Paulo Márcio Nunes, durante o mês de julho, uma equipe do hospital entrou em contato com os pacientes para atualização de exames e consultas com cardiologistas e anestesistas.

O HU-UFPI/Ebserh começou a fazer cirurgias bariátricas em dezembro de 2021 e atualmente realiza duas cirurgias, por quinzena, às segundas-feiras. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional que inclui, além dos cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas, nutrólogo, fisioterapeuta, cardiologista, pneumologista, psiquiatra, ortopedista, anestesistas e pessoal de enfermagem.

Além do mutirão, os pacientes obesos que necessitem procurar o serviço devem, inicialmente, dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde (Postinho) e pedir o encaminhamento ao Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do HU.

Com encaminhamento em mãos, o paciente conseguirá agendar sua primeira consulta. Nela, será avaliado se o candidato se enquadra nos critérios de indicação cirúrgica. Em caso positivo, o fluxo continua com a realização de exames pré-operatórios e obtenção de pareceres da equipe multidisciplinar.

Com os exames e pareceres em mãos, o paciente deverá retornar ao cirurgião para, enfim, ser emitida a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e entrar na fila eletiva do HU para a cirurgia.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar