
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
Uma edição especial vai celebrar o primeiro ano de existência do Projeto Arte na Praça, em Campo Maior, região Norte do Piauí. A feira vai ocorrer neste domingo (06), a partir das 17h, na Praça Valdir Fortes, Centro da cidade.
Cerca de 30 microempreendedores vão participar desta iniciativa, cujo propósito é promover o empreendedorismo feminino e incentivar o trabalho de artesãos e artistas locais. O público que estiver presente poderá contemplar a riqueza do artesanato campomaiorense, assim como adquirir os produtos para impulsionar a economia.
O Projeto Arte na Praça é formado por 63 colaboradores talentosos dos mais diversos segmentos, como pintura, confeitaria e papelaria. A Francisca Daiane, além de se destacar com a produção de flores gigantes, também é uma das coordenadoras da iniciativa.

A artesã relata o quanto é satisfatório fazer parte de um grupo que, mesmo sem apoio do Poder Público, está ganhando cada vez mais notoriedade no município.
“Fazer parte da coordenação do Arte na Praça significa contribuir com a preservação da cultura local através do artesanato e incentivar empreendedorismo por meio das artes manuais. Ver este projeto trazendo resultados positivos para nós artesãs é muito gratificante, pois nosso objetivo maior é que o artesanato Campomaiorense se torne referência pela sua diversidade”, disse.
TRANSFORMANDO VIDAS

A luta das empreendedoras para consolidar a iniciativa no município promove transformações econômicas, sociais e pessoais na vida de cada colaborador.
A confeiteira Eldrina Tamires se destaca pela produção e venda de pães de mel na região. Ela participa desde a segunda edição do projeto e aproveita a oportunidade para trocar experiências com outras artesãs.
“O Arte na Praça é uma ótima oportunidade para quem trabalha com produtos artesanais, de qualidade e feitos exclusivamente para cada cliente. O projeto é uma porta de entrada que proporciona visibilidade e movimento cultural ao reunir vários empreendedores locais. Toda às vezes que tenho oportunidade de estar participando, troco conhecimento com todos”, afirmou.
O casal Andréia Miranda e Marcelo Miranda trabalham com produtos aromáticos há 4 anos. Para eles, participar do projeto é motivo de alegria.

“Desde o ano passado começamos a participar do Arte na Praça, e tem sido uma experiência maravilhosa a cada edição. Trocamos experiências boas com diversas pessoas e sempre adquirimos novos contatos. As nossas vendas e visibilidade aumentaram bastante. Todas às vezes que a gente participa, finalizamos nosso dia muito felizes e animados”, pontuaram.
*estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
