Évilyn Crystine Alves Machado, de 17 anos, que estuda no Centro Estadual de Tempo Integral Augustinho Brandão, na cidade de Cocal dos Alves, venceu o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²). A estudante foi a única dentre os 2.739 participantes desta segunda fase a acertar todas as questões da prova, atingindo a nota máxima.
Em entrevista ao Portal ClubeNews, a estudante destacou que os seus professores prepararam uma série de revisões, simulados e aulas extras, para preparar os alunos, visando a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
“Os preparativos para a segunda fase do TME se deram em conjunto com os da OBMEP. Os professores responsáveis pela olimpíada nos proporcionam um processo de imersão, onde participamos de aulas extras presenciais durante os sábados e ao longo da semana. Além disso, realizamos simulados e verdadeiras baterias de questões selecionadas pelos nossos professores que contemplam áreas estratégicas, como probabilidade, função, álgebra e contagem”, conta a estudante.
Segundo ela, que está no 3º ano do ensino médio e sonha cursar medicina, todo o processo de preparação é motivado pela certeza de que a educação é capaz de mudar realidades e abrir portas.
“Por vezes, a rotina de estudos é extenuante. Pois precisamos aprender a conciliar diversas áreas de estudo ao mesmo tempo, equilibrando preparação para olimpíadas, responsabilidades escolares e preparativos para o Enem. Mas, é sempre muito recompensador poder trazer orgulho e felicidade para as pessoas que se esforçam todos os dias, como nossa família e professores, para nos proporcionar boas oportunidades”, relata Évilyn.
Gabaritou a prova
O secretário da Educação, Washington Bandeira, parabenizou os três primeiros colocados no torneio: Évilyn Machado, que gabaritou a prova e Pedro Vitor de Araújo Siqueira, ambos do Centro Estadual de Tempo Integral Augustinho Brandão; e Heitor Rodrigues Rocha, do Ceti Deusa Rocha, em Nossa Senhora dos Remédios.
Segundo a jovem, os seus esforços foram recompensados, e ela afirma que está muito feliz e confiante para a próxima fase da OBMEP.
“Foi muito gratificante ter a oportunidade de participar da segunda fase da TME², e estar em contato com a empolgação dos meus colegas e professores frente a um novo desafio. E acredito que os esforços empregados foram mais do que recompensados diante dos resultados obtidos”, afirma Évilyn.
Como forma de estimular o estudo da matemática e fortalecer a preparação dos estudantes para a Olimpíada Nacional (OBMEP), a Secretaria de Educação (Seduc), afirmou que 355 alunos serão premiados pela participação no TME².
Ao todo, serão 32 estudantes contemplados com medalhas de ouro, 63 com medalhas de prata e 98 com medalhas de bronze. Esses estudantes participarão, nos dias 21 a 25 de agosto, em Teresina, de uma preparação específica e intensa para a segunda fase da OBMEP.
Washington Bandeira anunciou também as próximas ações do Seduc Olímpica: a Olimpíada Estadual de Língua Portuguesa e o Torneio Estadual de Foguetes. “As informações sobre inscrições e cronograma serão divulgadas em breve”, informa o secretário.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar