
Um total de 35 telefones celulares roubados e furtados foram devolvidos aos seus proprietários, na tarde desta quinta-feira (10), pelo 2º Distrito Policial de Timon (MA), a 6 km de Teresina.
A Polícia Civil do Maranhão recuperou os aparelhos por meio da Divisão de Inteligência e Capturas (Dicap), criada há apenas duas semanas. Segundo a PC-MA, o objetivo da ação é reduzir a quantidade de roubos e furtos.
O órgão afirma ainda que pretende restituir todos os celulares subtraídos das vítimas nos últimos meses e que processou os compradores dos aparelhos recuperados por crime de receptação.
“Orientamos à comunidade que evite comprar dispositivos com origem duvidosa, pois grande parte deles é produto do crime e estimula a ocorrência de mais roubos”, aponta a PC-MA.
Os cidadãos que adquiriram seus celulares sem nota fiscal ou desconfiam da origem do aparelho devem procurar os investigadores da Dicap, do 2º DP de Timon, e realizarem uma pesquisa nos sistemas da corporação.
Intimações e devoluções em Teresina
No final do mês passado, mais de 570 pessoas prestaram depoimentos à Polícia Civil do Piauí para esclarecem a posse de seus celulares. Os proprietários apresentaram as notas fiscais de cada aparelho. Caso não comparecessem, poderiam responder pelo crime de receptação culposa.
Já na última terça-feira (8), a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI) convocou outros 260 donos de celulares roubados a comparecerem à sede da pasta estadual para recuperarem seus dispositivos.
Durante a ocasião, realizada na quarta-feira (9), os proprietários levaram documentos de identificação, notas fiscais, caixas dos celulares e os Boletins de Ocorrência (B.O.) para receberem os aparelhos.
O aposentado Anderson Lima, um dos convocados, conseguiu recuperar quatro celulares roubados. “Três aparelhos foram roubados na Praça da Bandeira e um próximo à praça Rio Branco, no Centro de Teresina, todos eram recém comprados”, contou à TV Clube.

Segundo o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, cerca de 20 mil pessoas em posse de celulares roubados e furtados ainda serão intimadas para fazerem as devoluções.
LEIA MAIS:
Aposentado recebeu de volta quatro celulares roubados no Centro de Teresina
Mais de 200 proprietários são convocados para receberem celulares roubados
Segurança intima mais de 570 pessoas a apresentarem nota fiscal de celulares