Emanuel Pereira e Malu Barreto
Malubarreto@tvclube.com.br
O artesão piauiense James Teixeira morou durante 14 anos no município de Santa Inês, no Maranhão, onde trabalhou como vendedor. Ao retornar a Teresina, em 2015, ele se deparou com as dificuldades no mercado de trabalho e encontrou, no artesanato em madeira, sua nova fonte de renda.
Dentre os objetos mais populares, as tábuas de corte e as petisqueiras são muito procuradas pelos consumidores. O empreendedor relata que, além de ter grande utilidade na cozinha, estes artefatos são excelentes para decorar o ambiente. Por esta razão, a maior parte da clientela é formada por mulheres.
James sempre teve uma curiosidade em relação ao artesanato em madeira. Ao se deparar com uma situação complicada para encontrar trabalho, ele transformou seu interesse em negócio.
“Eu olhei alguns itens feitos de madeira na internet e resolvi me inscrever em um curso online. A primeira peça que produzi foi uma petisqueira. Então, nunca mais parei de trabalhar neste setor e procuro sempre evoluir”, disse.
Além disso, o artesão também produz, sob encomenda, tabuleiros de damas, móveis e outros itens decorativos. Para ele, criar todos estes artefatos é motivo de felicidade.
“Eu me sinto muito feliz ao exercer este trabalho. Não imagino mais minha vida sem o artesanato”, frisou.