Arte em coco babaçu: artesão esculpe pássaros da fauna piauiense

Omar Leotti utiliza coco babaçu como matéria prima

 

Artesão esculpe pássaros da fauna piauiense. (Foto: Emanuel Pereira/ ClubeNews)

Emanuel Pereira e Malu Barreto
Malubarreto@tvclube.com.br

Quem conhece o litoral do Piauí se sente privilegiado em contemplar a biodiversidade. Dentre os maiores atrativos, as elegantes garças do Delta do Parnaíba chamam a atenção dos turistas, que também se encantam com a imensidão vermelha da revoada dos Guarás ao entardecer.

A exuberância destas aves inspira o artesão Omar Leotti esculpir, em coco babaçu, estes e outros pássaros em Teresina.

Omar pertence a uma família de artesãos e aprendeu seu ofício com pai, quando morava no interior do estado de São Paulo. O escultor também é apaixonado por pássaros e decidiu unir esta paixão ao seu trabalho.

Ao seu redor, há somente aves de madeira, porque, segundo ele, os pássaros nasceram para ser livres e não se deve aprisioná-los em gaiolas.

“Fico revoltado ao ver os passarinhos presos. Quem gosta de verdade, deixa eles livres para cantar nos nossos quintais”, disse.

Além das aves presentes no litoral do Piauí, o profissional também adora esculpir corujas e tucanos. Para deixar seu trabalho ainda mais conhecido, ele participa de feiras de empreendedorismo na capital.

(Foto: Emanuel Pereira/ ClubeNews)

ARTESANATO EM COCO BABAÇU

Omar escolheu o coco babaçu para transformá-lo em pássaros e, assim, valorizar ainda mais a biodiversidade piauiense. O escultor acredita que isto é um diferencial ao seu trabalho.

“Eu faço o aproveitamento do coco babaçu na minha produção. Utilizo a madeira também, mas dou preferência ao coco babaçu e resultado final das peças é maravilhoso”, pontuou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar