
O Governo Federal reconheceu situação de emergência por conta da seca nas cidades de Patos e Vera Mendes, no Piauí. A portaria n° 2.647 foi assinada pelo secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, e publicada no Diário Oficial da União.
Outras cidades do Nordeste do Brasil também tiveram situação de emergência pela seca reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Com a medida, os municípios podem ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar as metas fiscais previstas para custear ações de combate à crise.
Emergência em 86 cidades do Piauí
Na quinta-feira (10), o governador Rafael Fonteles (PT-PI) decretou emergência em 86 municípios do Piauí por conta de problemas relacionados à estiagem. O decreto terá vigência de 180 dias.
O Governo considerou o Monitor de Secas do Brasil, que aponta que parte do Piauí já se encontra em estado de seca, caracterizando o momento atual como situação de “seca fraca e moderada”.
Também foram considerados que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’água dos municípios, acarretando frequentes registros de exaustão de água nos poços artesianos localizados na região do sedimentar cristalino.
LEIA TAMBÉM