Priorizar a si mesmo é uma prática saudável, útil e necessária. Colocar em prática essa habilidade não é um ato de egoísmo, porque amar essa pessoa que se reflete no nosso espelho sem desculpas, condições ou adiamentos é cuidar de si mesmo: investir no bem-estar pessoal e na qualidade de vida.
Além disso, quem cuida de si mesmo como merece também pode oferecer o melhor de si para os outros.
Pare de esperar que os outros o priorizem se você não estiver priorizando você. Você se sente ressentido em seus relacionamentos? Uma das razões pelas quais isso pode acontecer é que damos mais do que podemos sustentar, nos sentimos exaustos e esperamos que a outra pessoa faça algo semelhante em troca. Quando não o fazem, ficamos ressentidos.
Então, o que agrada as pessoas em nós diz: “Se eu apenas me esforçar mais… se eu for mais produtivo, mais atencioso, mais útil, mais bonito, mais tudo… então eles farão o mesmo e eu me sentirei mais digno, mais amado.” Se a outra pessoa ainda não responder, voltamos ao ciclo novamente e o ressentimento continua a crescer.
Mas e se fôssemos refletir sobre esses sentimentos com curiosidade? Para sermos honestos conosco mesmos e perguntar: “Quais são minhas necessidades?” e, em seguida, comprometa-se a assumir a responsabilidade de cumpri-los. Fazer esse trabalho consigo mesmo pode quebrar o ciclo de ressentimento e mudar a dinâmica de um relacionamento. Portanto, nutrir o eu é nutrir seu relacionamento.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!