5 de julho de 2025

Skatistas apontam erros em projeto de pista na Vila da Paz; SAAD se reúne com federação

Eric Souza

Publicado em 16/08/2023 19:00

Compartilhe:

Pista de skate na Vila da Paz, zona Sul de Teresina (Foto: Matheus Henrique)

Eric Souza*
ericsouza@tvclube.com.br

A construção de uma pista de skate na Vila da Paz, zona Sul de Teresina, em meio às obras de urbanização da região executadas pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sul, repercutiu negativamente entre os próprios skatistas da capital.

Nos comentários da publicação da SAAD Sul feita em uma rede social, vários praticantes e fãs da modalidade expressaram seu descontentamento: “Pista mal planejada”, escreveu um. “Deveriam procurar quem entende do assunto”, apontou outro. “Descaso e tremenda falta de respeito”, criticou um terceiro.

Mas, afinal, qual é exatamente a gravidade da situação? O Portal ClubeNews procurou o presidente da Federação Piauiense de Skateboarding (Fepisk), Thyago Costa, para entender os motivos pelos quais a entidade desaprovou o projeto inicial da construção.

Segundo Thyago, skatista profissional com anos de experiência, os espaços destinados ao esporte radical não possuem uma execução simples como, por exemplo, campos de futebol, que contam com medidas já consagradas.

“Atualmente existem construtoras especializadas nesse tipo de obra. No Nordeste, porém, há apenas duas, que não conseguem atender à alta demanda. A responsabilidade de organizar os projetos e eliminar possíveis falhas fica, então, a cargo das federações estaduais”, explicou.

Pista de skate na Vila da Paz, zona Sul de Teresina (Foto: Matheus Henrique)

Entretanto, conforme o presidente da Fepisk, não houve um diálogo prévio entre a Prefeitura de Teresina, a empresa de engenharia responsável pela obra e os skatistas, o que gerou uma estrutura pouco apropriada para o skateboarding.

“Os skatistas precisam da ajuda da construção civil, mas eles também devem nos procurar. Não pretendemos ensiná-los a fazer seu trabalho, mas contribuir para que a modalidade evolua e o dinheiro público seja aplicado da forma correta”, ressaltou.

Matheus Henrique anda de skate há quase duas décadas. Morador da zona Sul, ficou surpreso ao descobrir que uma pista estava sendo construída na Vila da Paz, pois as praças públicas da região não apresentam as melhores condições para o esporte que pratica.

“Infelizmente, ao visitar o canteiro de obras, constatei que a linha [da pista], os obstáculos e os ângulos das rampas estão completamente desproporcionais. Isso dificulta o aprendizado de iniciantes, os quais não rendem o esperado e terminam por desistir”, lamentou.

Pista de skate na Vila da Paz, zona Sul de Teresina (Foto: Matheus Henrique)

O jovem defendeu uma reformulação do projeto e mencionou os benefícios que um local com as alterações sugeridas pela Fepisk poderia trazer ao bairro.

“A área no qual a obra está sendo realizada é grande, é possível distribuir os obstáculos de maneira precisa e transformar a Vila da Paz em referência para o skate, trazendo grandes eventos e movimentando a economia por meio do comércio”, elencou.

Procurada pelo Portal ClubeNews, a SAAD Sul informou que realizou, na terça-feira (15), uma reunião entre representantes da pasta, da Fepisk e da empresa de engenharia responsável pela construção a fim de alinhar os ajustes necessários.

“Em um esforço conjunto, a Fepisk e a superintendência estarão presentes no local na quinta-feira [17] para discutir as soluções implementadas até o momento […] de forma a evitar qualquer demolição ou desperdício de recursos”, pontuou o órgão.

Superintendência reuniu Fepisk e empresa de engenharia (Foto: Divulgação/SAAD Sul)

Confira a íntegra da nota da SAAD Sul:

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul esteve reunida, nesta terça-feira (15), com representantes da Federação Piauiense de Skateboard (FEPISK) e da empresa de engenharia CERTARE para discutir os ajustes necessários na pista de skate que está atualmente em construção como parte do projeto de urbanização da Vila da Paz.

A Saad Sul, baseando-se em estudos de bibliografia especializada em arquitetura e engenharia, adotou uma abordagem meticulosa ao planejar e desenvolver a pista de skate. A empresa optou por seguir à risca as diretrizes do “Skate Parque”, um equipamento bem estabelecido no campo dos estudos de skate park. No entanto, não houve a colaboração de especialistas na área.

Em um esforço conjunto, a FEPISK e a Saad Sul estarão presentes no local na quinta-feira, 17 de agosto, para discutir as soluções implementadas até o momento. O objetivo é realizar os ajustes necessários de forma a evitar qualquer demolição ou desperdício de recursos, demonstrando um compromisso com a eficiência e sustentabilidade do projeto, após a reunião de alinhamento que foi definido o que deve ser alterado.

A cooperação entre as equipes de engenharia, o arquiteto responsável pelo projeto e o presidente da federação é essencial para garantir que a pista de skate seja projetada e construída com excelência, atendendo às expectativas dos praticantes de skate e à visão da comunidade local.

Este encontro reflete o empenho contínuo da Saad Sul em colaborar e escutar aqueles que realmente fazem uso do equipamento, garantindo que a pista de skate seja um espaço de qualidade, fomentando a prática do esporte e contribuindo para a valorização da Vila da Paz como um todo.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

Leia também: