4 de julho de 2025

Delegado João Rodrigo Luna é reintegrado aos quadros da Polícia Civil

Redação

Publicado em 19/08/2023 18:05

Compartilhe:

Rodrigo Luna, delegado da Polícia Civil do Piauí (Foto: Reprodução)

O delegado João Rodrigo de Luna e Silva foi reintegrado aos quadros da Polícia Civil do Piauí após ter sido demitido, em maio deste ano, por liberar um suspeito encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba antes do prazo legal para a autuação em flagrante.

A decisão, assinada pelo secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (18). No texto, o gestor afirmou que a pasta obedece a uma determinação judicial que antecipou a tutela recursal e concedeu a reintegração de Luna.

“Determino a notificação […] a fim de que seja cientificado da decisão, bem como receba a carteira funcional, insígnias, distintivos, armas e demais documentos ou objetos que o possibilite apresentar-se na qualidade de servidor”, escreveu o secretário.

Além disso, Chico Lucas definiu que o delegado seja incluído novamente na folha de pagamento da Polícia Civil e a Delegacia-Geral adote as providências necessárias para lotá-lo na corporação.

Relembre o caso

Em 16 de maio, Rodrigo Luna foi demitido após liberar um preso encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba, por policiais militares, pelo crime de tráfico de drogas antes do prazo legal para autuação em flagrante.

Central de Flagrantes de Parnaíba (Foto: Divulgação/SSP)

O Portal ClubeNews teve acesso ao Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que culminou na demissão do delegado. Segundo o documento, o suspeito – de iniciais G. de S. B. – foi solto em 28 de novembro do ano passado. Antes da demissão, Luna foi suspenso por vários dias.

O PAD concluiu que o servidor “eximiu-se do dever policial, bem como praticou atos que concorreram para comprometer a função policial, […] alegando a ausência de laudo preliminar de constatação de drogas”.

“No entanto, foi devidamente emitido por perito criminal, em tempo hábil para instruir o procedimento, não promovendo as diligências necessárias para instruir o auto de prisão em flagrante”, acrescentou.

No mês seguinte, a defesa do delegado solicitou à Secretaria de Segurança Pública (SSP) que reconsiderasse a medida e a substituísse por uma suspensão, mas teve o pedido negado.

Rodrigo Luna foi candidato ao cargo de deputado estadual pelo Partido Liberal (PL) nas últimas eleições, mas não conseguiu se eleger. O policial também é professor em cursinhos particulares.

LEIA MAIS:

Delegado João Rodrigo Luna é demitido da Polícia Civil do Piauí

“Injusta”, diz Sindepol sobre demissão de delegado Rodrigo Luna

Leia também: