Teresina vai ganhar uma escola de canoagem, voltada especialmente para crianças e adolescentes das comunidades ribeirinhas, focada no desenvolvimento de ações socioambientais. O projeto funcionará na Casa da Canoa, no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina.
O evento de lançamento da iniciativa aconteceu nesse domingo (20), na ocasião cerca de 15 crianças e adolescentes de uma escola de canoagem no município de José de Freitas realizaram uma apresentação no rio, demostrando a prática da canoagem. O projeto na cidade foi idealizado pelo promotor Flávio Teixeira, em 2018, e tem o apoio do Ministério Público do Piauí.
Segundo Luciano Uchôa, um dos coordenadores do projeto, a ideia é ocupar os rios de forma sustentável, além de incluir pescadores ribeirinhos na organização, promovendo ações de conscientização socioambiental junto aos atletas.
“O rio Poti tem todas as condições para a prática de canoagem e para a formação de grandes atletas, assim, estaremos contribuindo para o empoderamento social e formação de cidadãos conscientes”, ressalta Luciano.
No Nordeste, apenas dois estados têm escolas de canoagem de competição: a Bahia e o Piauí, que conta com a Escola Iporanga de Canoagem, em José de Freitas, na barragem do Bezerro.
A organização do projeto destaca que a Escola de Canoagem de Teresina, está em fase de formação e o próximo passo é a regularização como personalidade jurídica.
“Vamos em busca de apoio junto aos governantes e empresas para a aquisição de canoas apropriadas para o treinamento, que custam cerca de R$ 6 mil cada uma. A Escola vai precisar, inicialmente, de 8 canoas, além da contratação de um profissional especializado para o treinamento dos atletas. É um grande desafio, mas estamos otimistas para fazer desse sonho uma realidade”, finaliza Luciano Uchôa.