
O Piauí terá uma comissão de deputados estaduais na Conferência Mundial do Clima, a COP-30, que acontece em Belém (PA), no mês de novembro de 2025. Na terça-feira (22), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou a criação da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
O deputado estadual Henrique Pires (MDB), presidente da Frente Parlamentar, afirmou que a criação do grupo garante a participação dos deputados do Piauí nas discussões sobre o clima. A composição do grupo ainda não foi definida e será facultada aos parlamentares interessados.
“É o maior evento ambiental do mundo. Todos os estados, notadamente, por iniciativa daqueles que são do MDB, estão formando essa frente. Ela já passou aqui no plenário e vamos reunir aqueles colegas que queiram participar para fazer o fomento disso e ver o que o Piauí tem para contribuir nesse evento mundial”, explicou Henrique Pires em entrevista ao Portal ClubeNews.
Evento no Brasil
O Brasil foi confirmado como país-sede do evento no mês de maio deste ano. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentou a candidatura do Brasil durante participação a COP-27, no Egito, em 2022.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP, reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra.
A conferência deste ano será nos Emirados Árabes. A edição de 2024 está sem sede definida.