
O mutirão do Instituto Nacional do Seguro Social no Piauí (INSS) acontece, neste fim de semana, para agilizar os atendimentos relacionados ao Benefício de Prestação Continuada, o BPC da Lei Orgânica da Assistência Social.
Conforme o INSS, o BPC da Lei Orgânica da Assistência Social “garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem por meio da família”.
A ação será neste sábado (26) com finalização no domingo (27) e vai acontecer em três agências de Teresina. Uma delas fica localizada na zona leste da capital, na avenida João XXIII. As demais ficam no Centro da cidade: na rua Areolino de Abreu, próxima à praça da bandeira, e outra em frente à praça Pedro II.
“As pessoas interessadas devem agendar por meio do aplicativo e do portal “Meu INSS” ou pela Central 135. Os serviços serão por hora marcada. Caso o requerente não possa comparecer, deve informar pelos mesmos canais de atendimento”, pontuou o órgão.
Segundo o INSS, serão realizadas avaliações, para analisar pedidos do benefício para pessoas com deficiência. William Machado, gerente-executivo do INSS no Piauí, comenta que “os serviços que serão oferecidos neste sábado e domingo são especializados, por meio de equipes multidisciplinares”.
“São fases obrigatórias para o reconhecimento ao direito desse tipo de benefício. Tem um relativo grau de complexidade e os servidores estão prontos para realizar um trabalho em excelência, conforme o nosso público almeja”, disse.
O INSS esclarece que os mutirões decorrem do ofício conjunto circular nº 6/2023/DIRBEN/PRES-INSS, “que determina a Ação Extraordinária de Redução do Estoque BPC”.
“Neste fim de semana, vão participar 16 assistentes sociais do INSS e 08 peritos médicos da PMF. Com esta equipe, serão abertas 224 vagas para avaliação social e 160 para avaliação médico pericial. O mutirão está marcado para começar às 7h do sábado e também será realizado em outras três capitais do nordeste: Fortaleza, João Pessoa e Natal”.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!