Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
O padre Isaías Pereira viajou até a Itália para dar início a um mestrado em Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), em Roma. Isaías Pereira coordenou a Caminhada da Fraternidade, em Teresina, e estava à frente da Paróquia Cristo Libertador – no bairro Renascença, zona Sudeste da capital.
Os estudos devem durar cerca de três anos, com foco na história da Igreja Católica. Ao Portal ClubeNews, o padre explicou que atendeu a um chamado da Arquidiocese de Teresina e que, agora, abraça a nova jornada na Europa como projeto de vida.
“O projeto de estudar em Roma, fazer a experiência do mestrado, nunca foi e não era um projeto de vida pessoal meu. Foi um convite da Igreja de Teresina, que me convidou a fazer essa experiência e eu aceitei. No momento em que a igreja me convida e eu aceito, então passa a ser também o meu projeto de vida. Eu vou, agora, me esforçar, tentar fazer o melhor possível para fazer um bom tempo de preparação e de estudo em Roma”, destacou.
Trajetória
Isaías Pereira da Silva foi ordenado padre no dia 11 de maio de 2018, durante celebração eucarística presidida pelo então arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. Sua trajetória iniciou como vigário na Paróquia Nossa Senhora das Graças, conhecida como Capelinha de Palha, zona Sul de Teresina.
Além disso, também passou pelas Paróquias São João XXIII e São João Batista, no bairro São João – zona Leste – e Cristo Libertador, onde estava lotado atualmente e foi substituído pelo padre José Eneas Area Leão.
“Eu também atuei na Igreja como padre referencial da comunicação, como diretor espiritual do EJC [Encontro de Jovens com Cristo] e coordenador da Caminhada da Fraternidade. Eu fui o presidente da Rádio Pioneiro, em Teresina, auxiliei o setor de juventude da Arquidiocese e, além desses, outros serviços que eu assumi”, contou.
Caminhada da Fraternidade
O retorno da Caminhada da Fraternidade às ruas de Teresina, após a pausa de dois anos em virtude da pandemia da Covid-19, também marcou a coordenação de Isaías Pereira, que assumiu o posto em 2020. O vigário substituiu o padre Tony Batista, responsável pelo movimento por quase 25 anos.
“Me deu medo em alguns momentos, mas no final eu aprendi muito e percebi o quão grande é a Caminhada da Fraternidade. Quando eu percebi para onde os recursos da caminhada iam e quantas pessoas ajudavam, isso superou qualquer dificuldade em fazer a Caminhada. Eu confesso que foi difícil sair da coordenação, porque eu me apaixonei pela Caminhada da Fraternidade. Ela é um tesouro da Igreja de Teresina”, relembrou o padre.
Nova missão
Isaías Pereira rememorou uma passagem da Bíblia que retrata o novo momento na sua jornada como padre e expressa o poder da fé mesmo nos momentos mais desafiadores. “Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta”. (2Cor 12,9).
“Essa passagem vem me acompanhando desde a minha ordenação. Desde o tempo que eu me ordenei, é a passagem que me acompanha, principalmente, nesse momento agora, que é muito desafiador. É um momento de mudança, vida nova. Ela faz cada vez mais sentido para mim”, concluiu.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar