
O deputado federal Florentino Neto assumiu a presidência da Frente Parlamentar em Defesa das Zonas de Processamento e Exportação (ZPEs). O lançamento dessa Frente Parlamentar aconteceu na quarta-feira (30) na Câmara dos Deputados.
Esse grupo busca mediar com diversas instituições as ações conjuntas que visem o fortalecimento das Zonas de Processamento e Exportação. Atualmente, o Brasil possui 14 unidades instaladas. Dessas, duas estão em funcionamento no Ceará (em Pecem) e no Piauí (cidade de Parnaíba).
Essa Frente Parlamentar, idealizada pelo deputado Florentino Neto, congrega 218 parlamentares. “Estamos assumindo a responsabilidade de trabalhar pela modernização, adequação e melhoria da legislação para que possamos ter no Brasil ZPEs perenes e que impulsionem a nossa economia”, destacou Florentino.
O deputado Júlio César, vice-presidente da Frente, comenta que estudou diversas ZPEs e ajudou na viabilização das zonas de processamento no Brasil.
Já o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazep), o economista Helson Braga, ressalta que as ZPEs contam com o apoio do Governo Federal, pois esse alinhamento é fundamental para a ampliação e fortalecimento das zonas de processamento.