7 de julho de 2025

Servidora pública desperta memórias da infância com vendas de suspiros em Teresina

Emanuel Pereira

Publicado em 02/09/2023 11:00

Compartilhe:

Alcina Carvalho – Foto: Vinícius Naam

Quando criança, a servidora pública Alcina Carvalho ficava entusiasmada quando sua mãe retirava, do forno, deliciosos suspiros com sabor de carinho. A lembrança destes momentos afetuosos despertou a vocação empreendedora da profissional, que assumiu a missão de despertar sentimentos e recordações da infância de muitos teresinenses.

O início da sua jornada no mundo dos negócios começou em 2017, quando decidiu aprender a fazer os suspiros em um curso. Alcina testou receitas, aprimorou suas técnicas de produção e conquistou o paladar dos seus colegas de trabalho. Mesmo assim, ela ainda não estava preparada comercializar seus produtos, por receio de não conseguir conciliar suas atividades.

Somente cinco anos depois, a empreendedora resolveu apresentar seus produtos em feiras de artesanato. Esta iniciativa popularizou seus suspiros em Teresina e outras cidades piauienses.

“Tinha muita vontade de participar de feiras para divulgação do meu produto, então uma colega de trabalho me mandou um contato de uma agenciadora de feiras, daí então participo de várias feiras e meu produto já é bastante conhecido em todo o Piauí e até fora do estado”, disse.

SUSPIRANDO EMOÇÕES

Mais que garantir renda à empresária, os sabores dos suspiros provocam sentimentos genuínos da infância. Alcina garante que, quem come a iguaria, viaja a um passado de doces recordações, compartilhadas com pais, avós e outros familiares.

As lágrimas nos olhos de um cliente de 70 anos fizeram a empreendedora descobrir o propósito do seu negócio: despertar memórias afetivas nos adultos e transmitir estas mesmas emoções às crianças.

“Um senhor de 70 anos veio às lágrimas lembrando da mãe quando comeu o suspiro e eu sempre me emociono quando lembro desse momento. Alguns clientes incentivam os filhos a experimentar o suspiro, pois relembra a infância dos pais, para os filhos lembrem do suspiro como uma coisa boa de sua infância”, pontuou.

Suspiros, por Alcina Carvalho – Foto: Vinícius Naam

Leia também: