26 de agosto de 2025

Jovem abre negócio de livros misteriosos e atrai leitores em Teresina

Emanuel Pereira

Publicado em 10/09/2023 19:00

Compartilhe:

Jovem abre negócio de livros misteriosos para atrair leitores em Teresina – Foto: Emanuel Pereira

Quem costuma julgar e adquirir um livro pela capa pode não ter a chance de conhecer o empreendimento de Lucas Gomes. Ou, pelo contrário, ficar atraído pelo “mistério de uma capa”. Há quatro meses, em Teresina, o jovem de 25 anos encontrou uma forma criativa de estimular a curiosidade dos leitores.

Cada obra no acervo desta misteriosa livraria é embalada com papel madeira e os consumidores são informados somente sobre o gênero literário. Desta forma, os leitores não compram o livro baseados somente na beleza da capa, no título ou no autor.

Segundo Lucas, esse mistério, além de atrair o interesse das pessoas, permite a expansão dos seus campos de leitura.

“Eu trabalho com experiências literárias, que acontecem desde a visita do cliente ao estande (de vendas) até o ato de abrir o livro e ficar surpreso. O leitor tem a oportunidade de sair da sua zona se conforto e ler obras que ele não conhecia ou nunca teve a chance de apreciar”, disse.

O empreendedor também relata que seu negócio preza pela reutilização de produtos, pois grande parte do acervo é composto livros usados – em ótimo estado de conservação – que seriam descartados no lixo. Ou seja, além de misteriosa, a livraria do jovem também é sustentável.

Jovem abre negócio de livros misteriosos para atrair leitores em Teresina – Foto: Emanuel Pereira

ESTUDAR PARA EMPREENDER

Lucas cursa análise de desenvolvimento de sistemas e revela que, há seis anos, estuda sobre empreendedorismo. Esta experiência foi uma aliada para abrir o próprio negócio.

Apesar do longo tempo de estudo, o empreendedor criou sua livraria em apenas algumas horas, quando participou de uma atividadr do Empretec, um seminário intensivo destinado à gestão de negócios promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Lucas saiu vitorioso no desafio.

“Neste seminário, eu tive de criar um empreendimento novo, que não estivesse relacionado à minha profissão de programador. Como eu já tinha certo conhecimento sobre negócios, percebi que uma das tendências do mercado era reutilizar as coisas. Logo, pensei na reutilização de livros”, contou.

O jovem seguirá com seus estudos sobre empreendedorismo para seu negócio se tornar cada vez mais popular. O próximo passo rumo à expansão da livraria já tem data prevista.

“Próximo mês (outubro), será lançado o clube de assinaturas em um evento que estamos organizando. A ideia é reunir autores consagrados da capital para realizar esse evento literário”, pontuou.

LEIA MAIS 

Enfermeira abre negócio de pães caseiros inspirada na gastronomia gaúcha

Artesanato hippie: empreendedora investe na produção de acessórios no Piauí

Cuidado afetivo gera renda a empreendedores de papelaria criativa

Sonho empreendedor: produção de amuleto permite mãe e filha viverem do artesanato

No Palco da Vida: artista difunde reggae com música e artesanato


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: