
A primeira edição do Expo Favela Innovation 2023 teve início, nesta sexta-feira (15), no espaço 1 do Centro de Convenções Atlântic City, em Teresina. O evento acontece nos dias 15 e 16 de setembro, a partir das 10h, e conta com 60 expositores, palestrantes e muitos shows. Para entrar, o público deve retir o ingresso através do site e contribuir com apenas 2kg de alimentos não perecíveis.
A dona Maria e suas três filhas contaram ao Portal ClubeNews que são do bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina, e criaram a marca “Filhas da Maria Terapia Capilar”, que desenvolve uma linha de produtos capilares voltados para cabelos crespos e cacheados.
“Em 2017, minha filha estava com uma queda de cabelo muito grande, devido a uma depressão que ela teve e, na época, não se tinha produtos para cabelo cacheado. Então, ela estudou ingredientes e desenvolveu um óleo que ajudou o cabelo dela voltar a crescer. De lá pra cá, a gente foi estudando mais e criando produtos como cremes de pentear, shampoos e tratamentos para cabelos crespos como os nossos. Somos uma família que está fazendo pelos nossos”, disse a dona Maria.
Outra iniciativa presente da Expo Favela são as exposições artísticas, como o caso da Narco Crew, um coletivo de artistas que desenvolvem atividades de grafiti em escolas da periferia de Teresina. Uma das idealizadoras, Clara Soares, explica que a presença da arte em escolas, localizadas em áreas marginalizadas, podem ser um “bote salva vidas”, evitando que jovens adentrem no mundo do crime.
“Para além da arte urbana, a gente também atua dentro das comunidades. É sempre integrado, fomos nas zonas Sul, Norte, Prainha, São João, também já rolou na Nova Teresina e no Mocambinho. Enfim, temos que levar esses eventos nas comunidades por entender a importância da arte para a juventude. Muitos estudantes chegam aqui e se interessam, estamos passando nossos Instagram e divulgando nossas oficinas de arte”, disse a artista ao Portal ClubeNews.
Alguns dos palestrantes confirmados estão o cantor Toni Garrido; Kl Jay; Kalyne Lima; presidente da CUFA Brasil, o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale; o secretário de Estado da Educação Washington Bandeira; a ex-governadora e atual secretária de Estado da Assistência Social, Regina Sousa; entre outros.
Conforme o presidente estadual da Central Única das Favelas (CUFA) Piauí, Valciãn Calixto, a expectativa de público é comparecer pelo menos quatro mil pessoas passem pela Expo Favela.
“As cabeças mais criativas e pulsantes estarão todas juntas e reunidas em um único local numa oportunidade para gerar networking, negócios e agregar conhecimento. A Expo Favela Piauí é um evento híbrido, ou seja, um evento com o que rola de melhor nas comunidades”, destacou o organizador.
Confira a programação completa abaixo: