
A entrevista de emprego é sempre um desafio para os candidatos a uma vaga. Mesmo os mais preparados têm aquela ansiedade e ficam em dúvida sobre o que falar nesse momento. Como se sair bem? O que responder ao recrutador? Como agir de forma a não ser prejudicado?
Uma das clássicas perguntas dos selecionadores durante a entrevista de emprego é: você pode falar sobre suas qualidades e defeitos? Bom, falar sobre as qualidades não parece tão difícil, mas quando o assunto é listar os próprios defeitos, pouca gente sabe como agir sem se boicotar e sem parecer clichê ou inadequado.
Respostas como “sou perfeccionista” ou “sou viciado em trabalho” não vão ajudar você a ser escolhido para a vaga. Até porque várias respostas semelhantes a essas nem são considerados defeitos. Alguns recrutadores consideram essas “qualidades mascaradas de defeitos” como falta de sinceridade ou falta de habilidade para se autoavaliar.
Caso esse realmente seja um problema grave nas suas competências e habilidades, que tal dizer “às vezes, gasto muito tempo com detalhes” ou “tenho de trabalhar menos arduamente e trabalhar mais produtivamente”?
O objetivo dessa pergunta durante a entrevista é saber até que ponto o candidato desempenha a autocrítica e se está disposto a contornar esses problemas que considera defeitos. Sendo assim, é bom ser sincero, mas não ao ponto de se prejudicar, afinal você não é obrigado a detalhar seus piores defeitos em uma seleção de emprego. Essa é apenas uma oportunidade para que o recrutador conheça melhor quem pretende contratar.
Uma boa estratégia é citar um defeito e imediatamente uma capacidade resolutiva. Por exemplo: “às vezes, gasto muito tempo com detalhes, mas tenho me dedicado a gerenciar melhor as tarefas em função do prazo que tenho”.
Para a entrevista de emprego, assim como para várias ocasiões durante a vida, é necessário se preparar, antecipar algumas questões, fazer o dever de casa e estudar a empresa para tirar nota 10 nessa prova.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar