O umidificador de ar busca aumentar a quantidade de vapor d’água em suspensão na atmosfera em um local. Apesar de se apresentar como uma estratégia para fugir da nova onda de calor, que afeta especialmente o Piauí, é importante fazer o uso do aparelho com cautela.
Sobre isso, o pneumologista da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), Frederico Fernandes, explica que o ideal é usar quando a umidade do ar estiver abaixo de 50%. Para identificar a condição do ar, o médico recomenda consultar o aplicativo do celular.
“Se a umidade do ar estiver acima de 50%, não é preciso utilizar o aparelho porque você estará literalmente chovendo no molhado”, alerta o pneumologista.
Posso deixar o umidificador ligado a noite toda?
O pneumologista comenta que o ideal é usar de 3 a 4 horas seguidas. Caso o aparelho tenha a opção de timer, o paciente pode programar o tempo para que ele desligue sozinho. Caso contrário, ligue horas antes de dormir.
Acontece que o uso excessivo do aparelho pode ocasionar um ambiente excessivamente úmido, o que é tão ruim quanto um local seco, pois pode favorecer o crescimento de mofo e ácaros e, por consequência, desencadear crises alérgicas.
Limpeza do aparelho
A limpeza do umidificador é um fator chave para o seu pleno funcionamento; então, se você costuma deixar o aparelho guardado no armário e só usa nos dias realmente secos, deve limpá-lo antes do uso.
“Se o aparelho estiver sujo, ele vai umidificar, mas vai jogar poeira, mofo, bactéria para o ar. Isso pode desencadear alguma crise alérgica ou de asma. Antes de usar, principalmente se estiver guardado há muito tempo, é importante higienizar adequadamente o aparelho”, diz o pneumologista.
Outras dicas para enfrentar o tempo seco
- Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.
- Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico – pelo menos duas vezes ao dia.
- Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.
- Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.
- Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
- Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.
- Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.
LEIA MAIS
Onda de calor no Brasil: temperaturas no Piauí podem passar dos 40º
Onda de calor no Brasil pode se intensificar na quinta-feira (24); Piauí registra altas temperaturas
Veja dicas para economizar energia durante o B-R-O Bró no Piauí
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Com informações do G1 Nacional