
A Escolinha Juventude perdeu para o Fla-Altos, por 3 a 2, na tarde de segunda-feira (26), em duelo válido pela primeira fase da Taça Clube sub-11, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. O resultado, porém, foi ofuscado pelo exemplo de inclusão promovido pela equipe derrotada.
Na edição passada, o Juventude já havia se destacado por contar com o garoto Ivan, de 11 anos, que possui paralisia cerebral leve. Neste ano, Victor Gabriel e Wanderley, diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), também fizeram parte do elenco.
O trio começou a partida no banco de reservas e viu o Fla-Altos abrir o placar, logo no início da primeira etapa, com Renan.
Em seguida, Kay, a única menina do Juventude, fez história ao desviar cobrança de escanteio e marcar o primeiro gol feminino da Taça Clube.
A equipe rubro-negra ampliou o marcador graças a Dudu, que aproveitou uma falha do goleiro rival Wanderson e estufou as redes. Pouco tempo depois, anotou mais um. “Agradeço aos meus parceiros e ao meu professor pela oportunidade”, declarou o garoto.
Kay apareceu novamente, dessa vez em cobrança de falta direta para o gol: Pablo cabeceou e diminuiu a desvantagem. Após o intervalo, Victor Gabriel entrou e jogou durante todo o segundo tempo. Ivan orientava o time do banco e, quando o treinador Harry Bezerra o mandou a campo, contribuiu com seus companheiros.
“Cada momento é inexplicável. Não tem preço ver a alegria dessa garotada, as meninas e os meninos participando”, afirmou o técnico do Juventude.

Apesar da eliminação, Ivan, Victor e Wanderley se viram, no mesmo dia, como fonte de incentivo para tantas outras crianças que sonham jogar futebol independentemente de suas condições.
“Foi muito bom jogar na Taça Clube. Agradeço ao Harry por ter me treinado. Estou feliz”, disse Ivan, satisfeito.
Taça Clube sub-11
A Taça Clube sub-11 equivale ao Campeonato Piauiense da modalidade. O torneio é disputado no formato mata-mata e dividido em seis etapas (primeira fase, segunda fase, terceira fase, quartas de final, semifinais e final).
Na fase inicial, 58 equipes participam da competição; na seguinte, 28, e assim sucessivamente até restarem apenas as duas finalistas. As partidas são realizadas em dois tempos de 25 minutos; em caso de empate no tempo regulamentar, a vaga é decidida nos pênaltis.
O campeão leva uma premiação de R$ 2 mil, enquanto o vice recebe R$ 1 mil. Cada equipe pode inscrever 22 jogadores, com um limite de até três meninas.
Confira os classificados e as datas da segunda fase:
AABB, Park Real, BatGol, Ribeiro Magalhães, Nova Esperança, Santana Júnior, 3 Reservas, Escola Real, Piauí, Fundação Mateus, Lefas, Esplanada, Escolinha do Bebeto, Grêmio, São José, Novo Gurupá, Skill Red, Liga São João, Camisa 7, Zé Goleiro, Promorar, Dirceu, Racing, Boca Juniors, Fla-Altos, Dourados, 11 de Agosto e Escolinha do Catita.
28/09 (quinta-feira)
16h: AABB x Park Real
17h: BatGol x Ribeiro Magalhães
18h: Nova Esperança x Santana Júnior
19h: 3 Reservas x Escola Real
01/10 (domingo)
16h: Piauí x Fundação Mateus
17h: Lefas x Esplanada
18h: Escolinha do Bebeto x Grêmio
19h: São José x Novo Gurupá
02/10 (segunda)
16h: Skill Red x Liga São João
17h: Camisa 7 x Zé Goleiro
18h: Promorar x Dirceu
19h: Racing x Boca Jrs.
03/10 (terça-feira)
16h: Fla-Altos x Dourados
17h: 11 de agosto x Escolinha Catita
Os confrontos da terceira fase estão marcados para os dias 4 e 5 de outubro. As quartas de final e semifinais acontecem nos dias 9 e 10 de outubro. A grande final está marcada para 12 de outubro, Dia da Criança, e contará com transmissão da TV Clube e do ge.globo/pi.