A eleição para conselheiros tutelares de Teresina acontece no próximo domingo (1º), das 8h às 17h. São 73 candidatos concorrendo a 35 vagas. Nesta eleição, zonas e sessões foram agregadas, fazendo com que hajam mudanças nos locais de votação.
Os escolhidos são eleitos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial.
A votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas em todo o território nacional. Os equipamentos serão emprestados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE).
Além dos eleitos, será formado um quadro com 35 suplentes. A Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) afirmou que está desenvolvendo um aplicativo para que os cidadãos possam fazer a consulta de forma mais rápida e prática dos candidatos até o dia das eleições.
Confira o seu local de votação baseado em seu título de eleitor e local em que vota.
A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, expediu ofício aos municípios recomendando que disponibilizem transporte público gratuito para a eleição dos novos conselheiros tutelares.
Conselhos Tutelares
Segundo a legislação, os conselhos tutelares são órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais. Eles são encarregados pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes por parte da família, da sociedade em geral e, principalmente, do poder público, no âmbito municipal. Os conselhos também fisclização a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!