
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), divulgados no último dia 21 de setembro, o Piauí é o terceiro maior produtor nacional de mel, de modo que 93% desta produção é oriunda da agricultura familiar. O casal formado pelo técnico em edificações Jailson Santos e a confeiteira Patrícia Maria possui uma criação de abelhas há mais de uma década, no município de São Miguel do Tapuio (PI), onde é realizado todo o processo de extração da iguaria para a comercialização em feiras de empreendedorismo.
Jailson e Patricia residem no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina. Quinzenalmente, a dupla vai a São Miguel do Tapuio para a manutenção das colmeias. Da produção à embalagem, tudo é feito de maneira artesanal, o que permitiu a expansão do empreendimento familiar.
Além do mel tradicional, extraído da flor do mameleiro, os empreendedores também lançaram a linha gourmet, na qual aproveitam ervas, temperos, a castanha do caju e outros produtos típicos do Piauí para dar novos sabores ao produto. O famoso lambedor, ideal ao tratamento da gripe, dores musculares e alergias, também faz parte do catálogo.
Segundo o apicultor, a criação das primeiras abelhas iniciou em meados de 2011, somente como um passatempo. Dois anos depois, ao conhecer a esposa, surgiu o interesse de abrir o próprio negócio.
“Nós higienizávamos garrafas pet para presentear nossos amigos com mel. Eles sempre elogiavam o sabor natural, visto que os produtos encontrados em supermercados têm muitas misturas. Isso nos motivou a empreender”, disse Patrícia.
O casal formalizou o negócio há três anos. Enquanto Jailson divide seu tempo entre a apicultura e seu trabalho de fiscal de obras, Patrícia enfrenta uma jornada tripla como empreendedora, confeiteira e dona de casa. O filho, João Gabriel, de 7 anos, frequentemente acompanha os pais às feiras de empreendedorismo.
“Estas feirinhas são excelentes para divulgar nossos produtos, porque o público que frequenta estes eventos sempre busca uma alimentação mais saudável. Outro diferencial é oferecermos a degustação do mel, e eles relatam que tem gosto de infância. Com isso, os clientes sempre adquirem algum item e, consequentemente, nossas vendas aumentam”, afirmou Jailson.