Os dois piauienses que morreram no acidente com um ônibus em Uberlândia, Minas Gerais, na madrugada desta quinta-feira (5), eram parentes do passageiro Francisco Airton, que viajava com 10 pessoas da família, no veículo que saiu de Pedro II, na terça-feira (3),
Emocionado, Francisco relembrou o acidente e contou à equipe da TV Integração, afiliada da Rede Globo, que tentou salvar os familiares, a sobrinha de 4 anos e um tio. “Tentamos tirar eles, mas o banco estava imprensado no pescoço e na cintura dela, e dois bancos estavam em cima dele, e ele não respondia”.
Adrian Gomes, também passageiro, teve que cavar a terra com as mãos, para poder sair do ônibus, ele disse que quando o veículo tombou, ficou preso debaixo de pelo menos cinco pessoas e começou a perder o ar.
“No instinto de sobrevivência, eu quebrei a vidraça da janela, aproveitei que a terra era fofa, cavei 20 a 25 centímetros, e por uma fresta de 35 centímetros eu consegui escapar. Parece uma cena de filme, uma lástima, uma tragédia”, disse o escritor e designer de joias.
O treinador de muay thai João Batista seguia para São Paulo e teve ferimentos no braço e na cabeça. Ele conta que a maioria dos passageiros dormiam no momento do acidente.
“Quando aconteceu, todo mundo gritou. Para nós saímos, eu fui rastejando em uma saidinha, uma janela quebrada. Fui me arrastando até que consegui sair. Foi um terror”, contou.
O ônibus tinha 55 ocupantes com destino à São Paulo, quando tombou em uma ribanceira no Anel Viário Norte, na BR-050, em Uberlândia. Após o acidente, 44 pessoas foram levadas a hospitais da cidade e outro veículo foi enviado para buscar os passageiros que recusaram atendimento médico e seguiram no local.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa Expresso Brasil Tur e o ônibus envolvido no acidente são habilitados e tinham licença cadastrada para realização de viagens em regime de fretamento. Porém, o veículo acidentado viajava de forma regular com passageiros fora da lista autorizada, o que torna a viagem clandestina.
A perícia esteve no local ainda na madrugada e a Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar as causas e as circunstâncias do acidente.
MATÉRIA RELACIONADA
Ônibus que saiu do PI cai em ribanceira em MG; uma criança e outro passageiro morreram
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!